Aconteceu na manhã desta sexta (20), no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva em Feira de Santana, o lançamento do Programa Jovem Aprendiz Feirense”, iniciativa que vai oportunizar qualificação profissional a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. O Programa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).
Para participar, os interessados devem ter idade entre 14 a 21 anos (até 20 anos e 11 meses), renda familiar de até 2 salários mínimos, ser estudante da rede pública ou bolsista 100% da rede particular ou estar cursando o ensino fundamental ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculado à Rede Municipal de Ensino. A iniciativa prevê uma cota de 5% a 10% para Pessoa com deficiência – PCD (sem limite de idade) e de 5% para jovens do Sistema Socioeducativo em cumprimento ou egressos.
A secretária de Educação do município, Anaci Bispo Paim, deu maiores detalhes ao Conectado News.
"O programa Jovem Aprendiz Feirense tem uma relevância muito grande para a sociedade, porque estimula a permanência do estudante, garante qualificação profissional, suporte financeiro, apoio integral e inclusão social. Para contratação imediata, serão 100 jovens, mas o objetivo é que até mil estudantes sejam contemplados em 2024. Inicialmente, os alunos atuarão nas secretarias das escolas municipais. As inscrições serão iniciadas na segunda (23), o estudante será submetido a um processo seletivo em que as condições são amplamente divulgadas, estar matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas também estar cursando regularmente, por que é uma maneira de garantir a retenção do aluno, oferecemos matrícula em todas as escolas, mas é necessário que se crie condições para que eles mantenham a frequência e integralizem o curso, mas também tenha uma formação e qualificação profissional com alcance social imenso, com possibilidade de uma inclusão muito grande, e também com suporte financeiro que dá um incentivo para que eles possam estar atuando, além disso, fora do conteúdo convencional do quadro curricular da EJA, o conteúdo adquiridos por eles pela experiência prática do ambiente educacional, também tem todo um componente importante de formação cidadã, respeito ao outro, sendo fundamental para atingir essa população, acredito que a evasão na EJA deixa de existir a partir da instituição desse programa".
Valor da Remuneração
"Um salário mínimo hora para 20 horas, além de férias remuneradas, uniforme, décimo terceiro correspondente ao salário mínimo hora e também as vantagens da formação".
A secretária concluiu, afirmando que o programa tem duração de um ano, que pode ser prorrogado.
"Firmamos o convênio por um ano que pode ser renovado, como o mandato do prefeito termina dentro de um ano, a renovação caberá ao próximo prefeito, renovação que pode ser feita considerando a necessidade social, como é um programa de uma importância imensa, fundamental para a formação de pessoas e formação de cidadãos, buscaremos o crescente e evoluir cada vez mais".
Diego Rocha, que representou o Renapsi no evento, disse que Feira de Santana é a primeira cidade da Bahia onde o programa será implantado.
"Na Bahia, começamos por Feira de Santana, a cidade estratégica para começar o programa, a partir daqui, será referência para demais municípios baianos. Aqui em Feira oferecemos o curso na área administrativa, o jovem será inserido para conhecer todas as rotinas administrativas nas Secretarias de Educação e outras do município. O programa atenderá a jovens do ensino fundamental e vinculados a EJA. Além das rotinas administrativas, questão de valores e empreendedorismo, o jovem sai pronto para ser efetivado no mercado de trabalho".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado