O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) esteve presente em Feira de Santana na manhã desta sexta (15) para a cerimônia de entrega de viaturas à Polícia Militar. Durante discurso, o governador falou a respeito da saúde no Estado e afirmou que a fila da regulação será zerada em até três anos, com a implantação do hospital ortopédico, que, segundo ele, será o maior do Brasil na especialidade.
"Quem é da imprensa sabe o que falavam da saúde, não tínhamos esperança e expectativa de bater na porta do hospital, mas tinha que levar. Vocês podem perguntar: Governador, já está pronto? Eu posso dizer, que parte sim, não podemos abrir mão, enquanto for possível, entregaremos leitos e UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Estaremos entregando até o fim de 2023, o maior hospital ortopédico do Brasil, sediado em Salvador no bairro Cabula, no processo de licitação, ganhou uma empresa famosa que administra hospitais em São Paulo, o Albert Einstein. É o Albert Einstein que vai gerenciar o hospital ortopédico da Bahia, a ortopedia é uma das principais causas da fila da regulação, acidentes de carro, moto, pessoas idosas. O diretor do Einstein nos prometeu, embora não tenha nos dado uma data, zerar a fila da regulação em três anos, zerar no sentido de administrar, porque todo dia vai ter pessoas na fila, porque acontecem acidentes, mas a pessoa vai entrar na fila e ser atendida. Nesse momento me veio uma preocupação: se zerar, o que faremos com os outros hospitais? Se zerarmos, será uma felicidade para nós, não vamos fechar hospitais porque já deu conta. Muitos perguntam: porque não se constrói mais hospitais? Olha o que fizemos no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), em Jacobina, Alagoinhas, Itaberaba, no Hospital Espanhol, comprar vagas e abrir vagas no setor privado, estamos fazendo", disse.
Ainda a respeito da Saúde, a secretária Estadual Roberta Santana, desmentiu caso suspeito de Meningite em criança internada no Hospital Estadual da Criança (HEC), afirmando tratar-se apenas de um SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e salientou a importância da vacinação.
"O caso aconteceu no Hospital Estadual da Criança (HEC), vimos uma nota publicada na imprensa, mas já tínhamos uma nota técnica evidenciada, a criança fez os exames, apesar de não ter feito o líquor (líquido produzido nas cavidades laterais do cérebro) e foi detectado que a criança teve uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), esse foi o diagnóstico, o resultado do exame está à disposição da Vigilância Epidemiológica, quando há uma suspeita de Meningite, realizamos todo o monitoramento e acompanhamento para que possamos garantir a cobertura e proteção de todos e as recomendações que devem ser observadas em caso de resultado positivo. É importante frisar a importância da vacinação, a vacina é fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tivemos sim um caso recente em Alagoinhas, onde prontamente monitoramos a área e tomamos os cuidados no reforço vacinal", disse.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas