Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Artigo

Tal Pai Tal Filho?

Por: Luiz Santos

10/07/2023 08h22 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dizem que "Filho de peixe peixinho é". "Quem dá doce ao filho acaba adoçando a boca dos pais". Ou "Casa de pai é escola de filho". Isso porque os filhos tendem a copiar, seguir as orientações, os passos dos pais. Isso não é uma garantia.

O senador baiano e presidente do PSD no Estado, Otto Alencar, entrou em contradição com o filho, deputado federal Otto Filho, ao justificar o voto contrário deste na Câmara Federal a uma emenda inserida na Reforma Tributária que beneficiaria  fábricas que se instalassem nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiro até 2032. Na Bahia, de imediato, a fábrica de veículos BYD seria beneficiada, sendo isenta  de alguns impostos.

Para justificar a abstenção do filho o senador, como um bom pai, saiu em defesa do pupilo. Otto afirmou que o filho "estava comemorando o aniversário e por isso acabou não percebendo e votou errado". No entanto, o deputado Otto Filho divulgou um comunicado afirmando "estar consciente do seu voto" e atribuiu o erro ao relator do projeto e que ele [Otto] "não concorda da forma como aconteceu a votação". Disse ainda que "espera que o erro seja consertado no Senado Federal".

Seja como for, é possível perceber nessa contradição entre pai e filho uma falta de comunicação de ambos. Isso mostra que não estão tão alinhados politicamente. É  possível perceber também um ponto positivo: que depois que os filhos crescem eles criam asas e querem voar. Como diz a letra de uma música interpretada pelo forrozeiro Flávio José. Ou melhor ainda, mesmo seguindo, às vezes, as orientações dos pais é necessário que os filhos andem com suas próprias pernas.

Por: Luiz Santos, radialista e jornalista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.