Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Daniel Alves

"A quem interessa a prisão de Daniel Alves? Segundo especialista em crimes sexuais, jogador é inocente

Terça (27)

27/06/2023 11h07 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O caso do jogador de futebol baiano Daniel Alves, acusado de ter cometido estupro em uma boate na Espanha, ganhou bastante repercussão na mídia internacional. Em matérias publicadas na imprensa internacional e repercutidas pelo site Conectado News, no dia 08 de fevereiro foi divulgado que o jogador afirmou que houve penetração, no dia 21 do mesmo mês, ele acusa a suposta vítima de o ter abusado.

Mais sobre Daniel Alves

Jogador Daniel Alves é detido na Espanha por suspeita de assédio

Jogador Daniel Alves é transferido de presídio na Espanha

Jogador Daniel Alves pode ser solto em um mês, dizem advogados

Caso Daniel Alves :Amiga da suposta vítima desiste de processar o jogador

"Não vou deixá-lo sozinho", diz esposa de Daniel Alves

Preso há 02 meses na Espanha, Daniel Alves cria torneio de futebol dentro do presídio

"Jogador Daniel Alves por onde passa não deixa saudade", diz Cicinho

Em entrevista ao Conectado News, a criminalista, professora, palestrante, especialista em falsas acusações de violência sexual, atuante em todo Brasil, Graciele Queiroz, acredita que não há elementos que comprovem que o jogador cometeu o crime, pois não há prova de abuso no laudo. Ainda para a advogada, somente a palavra da mulher no contexto atual tem mais valor que a do homem. Graciele salienta que não é advogada do jogador Daniel Alves, apenas elaborou uma tese baseada nos casos em que atua.

"Hoje é muito fácil dizer que um homem é culpado, porém devemos ter uma balança de igualdade, a palavra da mulher tem uma força muito grande. No caso Daniel Alves: em 47 segundos ninguém faz xixi, ejacula e bate em ninguém, essa tese não é minha, dez dias após o ocorrido, Daniel deu uma entrevista, para o Domingo Espetacular, e outros jornais. Porém, nós estamos numa era que é mais fácil dizer que de fato ele é culpado, vamos analisar o caso do jogador Daniel: não há prova de abuso no laudo, ninguém fala sobre isso, dizem que tem um protocolo na Espanha, claro, estamos falando de um país em que a lei diz sim é sim, um país que se tornou referência em combate à violência sexual, outra coisa que achei absurdo, um repórter dizer que a imprensa não entende o porquê do jogador Daniel foi depor voluntariamente, ele chega e diz: ah, ele deve ter acreditado na marca Daniel Alves. Nossa, que absurdo, o homem que é acusado de abuso sexual de fato tem que ir, porque não é quem acusa que tem de provar, é quem está sendo acusado que deve provar a sua inocência, ele foi tão inocente que foi espontaneamente e contrata um advogado que não é criminalista, nisso temos uma briga, onde o irmão dele tenta que apenas um advogado criminalista veja o caso, algo que não entendo e me pergunto todos os dias: a quem interessa a prisão do jogador Daniel Alves? Porque temos uma notificação, onde o assessor diz que o irmão do jogador, Ney Alves, não fala com ele há anos, e não tem gerência sobre a decisão, isso é um absurdo, estamos falando de um irmão, estamos falando de um ex, e se fossem os outros irmãos também seriam invalidados em buscar a inocência do familiar? São muitas informações, as pessoas podem questionar: mas ele mudou de versão. Com todo respeito a sociedade, quem viu ele mudar de versão? Porque estamos falando de um processo em segredo de justiça, informações que a mídia tenta vender likes e likes, é uma visibilidade em cima de um jogador que tem mais de 43 títulos, estamos falando de um nordestino que saiu do interior da Bahia e hoje tem mais títulos do que outros jogadores, e por isso me pergunto a todo momento: a quem interessa a prisão do jogador Daniel? Depois que fiz essa análise, agora no mês de junho, muita gente está vindo me atacar, gente enlouquecida, porque pensam, ah, ela é vendida, encontraram sêmen, ele muda a diversão, essas verdades são aceitas? A verdade é que ela muda de direção no ato, por que primeiro ela diz: fui penetrada por um famoso, depois, ah, o jogador Daniel me abusou superficialmente, isso não é levado em consideração, mas sim que ele mudou de versão supostamente. Estamos em uma era, que daqui mais três anos o homem não vai poder nem olhar para o lado, porque a verdade da mulher é soberana, a do homem não", afirmou.

A advogada entende que a Lei Maria da Penha tem erros e precisa ser corrigida, pois não pune falsas acusações.

"O Congresso deveria ter uma lei de denunciação caluniosa com o mesmo peso do estupro de vulnerável, porque se tratando do caso do jogador Daniel Alves, podemos ter uma vulnerabilidade, todos estavam usando bebida alcoólica, nesse caso já podemos ter no Brasil uma pena que pode começar com 12 anos, por que a denunciação caluniosa não pode ter essa pena? Atuo somente em casos de crimes sexuais, em casos de falsas acusações, e quando falamos em crimes sexuais, nos referimos a doenças de saúde, porque o homem que comete esse crime tem problemas de saúde, deve ser encaminhado ao psicólogo e ao psiquiatra, mas, vamos ao contexto da Lei Maria da Penha. Ela começa uma lei errônea, porque muita gente não sabe qual a realidade da Lei Maria da Penha, então não é valorar, porque sabemos que muitas mulheres realmente são violadas, abusadas e esse caso em si, tira a credibilidade da mulher que é violada. Falando como mulher, se algum momento eu for violada, não me sentirei confortável em uma delegacia, porque tira a minha credibilidade de dizer o que está acontecendo comigo, e outra coisa, o jogador Daniel nesse contexto não tinha apenas ela de mulher, então cadê as versões, porque não buscar as ligações? Mas sabe qual é o problema? A visibilidade e a agenda hoje é: acusado de violência sexual, o jogador famoso abusou de uma mulher que supostamente começou a chorar, mas depois que ele saiu, ela volta ao banheiro, nós estamos em uma era que mudou muita coisa. O meu namorado é promotor de eventos, e eu vejo quando tem um jogador e no auge o que as meninas são capazes de fazer para estar ali.  Então, dar veracidade ao que estão dizendo sem buscar, hoje Daniel poderia estar preso, mas dentro da sua casa, porque ele não oferece nenhum tipo de perigo, estamos falando de um país onde ele pode pegar até 12 anos de prisão, até quando isso? Outra coisa, o diretor do time de futebol disse que não confia, isso é muita informação da imprensa, é certo demitir um jogador enquanto há uma investigação?", disse.

Para Graciele, há uma espetacularização por parte da mídia, e questiona: "se o processo está em segredo de justiça, de quem são as versões veiculadas na mídia"?

"Se observarmos, a mulher que grita, dizendo que foi abusada, que vão buscar nas redes sociais, porque mídia se combate com mídia, não vi a defesa do jogador Daniel combater a mídia que fala a todo momento essa versão. Agora, como a mídia tem acesso a essa versão, se estamos falando de segredo de justiça? A mídia traz o jogador Daniel como o vilão da história, onde a família não pode chegar perto, a mãe grita pedindo para ver o filho e não pode, mas a quem interessa mesmo a prisão dele? Não acredito que um homem está preso até hoje sem nenhum fundamento, muita coisa por trás, a vida de um atleta acabou na verdade. Trazendo o exemplo de Neymar, ele conseguiu ser inocentado porque a suposta vítima foi burra, por ela mesmo ter gravado gravou seu erro e isso foi muito bom para ele, mas, no caso de Daniel, se ele era assíduo dessa boate, porque não jantar e não jogar? Vão esperar até quando? Doze anos para ser julgado? Ele vai continuar preso? Atualmente, quando a mulher grita que foi abusada, pode observar, ela sai de mil seguidores para um milhão, por que é uma pauta plausível, é um ser humano, queremos acolher, salvar aquela mulher que grita, mas precisamos ter leis severas, ah, a mulher disse isso, vamos quebrar o sigilo dos dados, para saber o que a mulher está conversando com a amiguinha, quantos casos não peguei onde elas diziam: vamos tirar dinheiro desse “abençoado”. O homem acusado de violência sexual, para o judiciário ele é culpado, e as coisas não tem que ser assim, precisamos ter um olhar mais crítico, eu acredito fielmente que o jogador Daniel não é culpado, um homem da posição dele iria em uma boate que ele sempre frequenta, abusar de alguém? Isso não passa de uma armação contra ele, porém, vamos precisar de um bom tempo para entender o que está acontecendo", concluiu.

Confira na íntegra em nosso podcast.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
RosimaryHá 2 anos Poções Daniel é binocente, concordo plenamente!
Wagner Louzano Há 2 anos São Paulo Kkkkk .Nem a senhora sabe das provas direito também.Voce quer uma câmera em casos de estrupo no ato????? Existe evidências mais do que claras pra comprovar o ato.A Espanha é uma país sério ,deve ser como vc atua no Brasil ,lá não e como o Brasil.Quem é homem sabe muito bem oque deve ter acontecido num ambiente de balada,ele já meio embriagado,testoterona lá em cima,a mulher provocou ,refugou na hora h mas daí ele passou dos limites e errou....tá e mais do que claro isso...
Robson das Graças de OliveiraHá 2 anos IpatingaDEUS ABENÇOE A DRA GRACIELE QUEIROZ. EU CONCORDO COM TODAS AS PALAVRAS. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA COM A VONTADE DE DEUS. DEUS E JESUS CRISTO, SABE DE TODAS AS COISAS. O QUE FOR DE SER, SERÁ.
MaryHá 2 anos Poções Esse texto deve chegar até a Espanha e ser analisado com muita cautela, Daniel Alves é inocente e deve ter liberdade urgente!
Rosimary Há 2 anos Poções Colocações genuínas! Parabéns pelas palavras Dr.Graciely Queiroz! Alguém de postura,finalmente surge parac esclarecer e argumentar sobre uma situação injusta a qual está vivendo Daniel Alves. A sua inocência é real, a palavra de ordem é liberdade!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.