Um dos maiores jogadores da história do futebol profissional revelados em Feira de Santana, o ex-craque Gilmar Luiz de Santana, mais conhecido como Biribinha, receberá da Câmara Municipal, na sexta (16), a Comenda Maria Quitéria.
A iniciativa é do vereador Correia Zezito (Patriota). Atuando pelos clubes locais Fluminense e Bahia de Feira, Biribinha chegou ao ápice da carreira defendendo o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro. Também jogou no futebol dos Estados Unidos na mesma época do Rei Pelé. Ao justificar a homenagem, o autor do Projeto de Decreto Legislativo que concede a honraria afirma que Biribinha é o "verdadeiro embaixador desta cidade".
Em entrevista ao Conectado News, Biribinha conta histórias do seu tempo de jogador, em uma delas, sobre um troco a mais que recebeu em uma loja dos Estados Unidos quando foi comprar roupa.
"Comprei roupas em uma loja, e o cara me dava troco, e esse troco dava para comprar mais três calças, tem dinheiro demais", eu não conhecia o dólar. Biribinha disse ainda que recebia em 1976, US$ 15 mil dólares, um total de R$ 72 mil e 300 reais na cotação atual.
Quando indagado sobre o que fez com o dinheiro que ganhou como jogador, ele afirma com muito bom humor: "Não sei, aproveitei o momento, quero saber onde está o dinheiro para poder passear de novo. Faria tudo de novo, não me arrependo de nada. Hoje tenho 70 anos, depois que envelhece não da para fazer nada, você tem que aproveitar".
O ex craque teve uma música composta em sua homenagem, pelo grupo Novos Baianos.
"Naquela época tinha contato com Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Galvão, tínhamos um time, para tomar uma e passear, não rolava dinheiro, era apenas pela resenha, melhor que jogar em certos clubes", disse.
Herdeiros no futebol
Meu neto Joanderson que joga em Portugal, como lateral direito.
Ao falar do futebol de seu tempo e fazendo uma comparação com os dias atuais, para Biribinha, Pelé é insuperável.
"Péle é coisa de outro mundo, um ET, quando vemos hoje Messi, Maradona, Ronaldo Fenômeno, ninguém tem a força que ele tinha, chutava bem com as duas pernas, cobrava bem falta, chutava bem, deixava a gente na cara do gol".
Reportagem: Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas