A rotina leva a alguns descuidos. Atos simples, como o de entrar e sair do carro podem se tornar automáticos e abrir espaço para furtos e roubos. Para se prevenir, é preciso ter atenção em diversas situações e ter estratégia até ao parar em uma sinaleira.
Nesse caso, é válido manter distância do veículo da frente e deixar o automóvel sempre engatado, permitindo assim uma possível arrancada em caso de uma abordagem suspeita - caso o meliante não esteja armado, claro.
É importante manter as portas e janelas fechadas e trancadas, evitando distrações com aparelhos eletrônicos e a própria central multimídia do seu veículo. É interessante utilizar cabos para carregamento da mesma cor do acabamento do veículo, para que fiquem camuflados. Em Salvador, por exemplo, após às 21h, não é preciso parar no sinal vermelho: basta olhar para os lados e passar, sem exceder a velocidade máxima permitida.
Para estacionar, procure deixar o carro em locais bem iluminados e com movimento de pessoas. Se achar necessário, escolha um estacionamento pago e com vigilância, por exemplo. Evite deixar objetos à vista no interior, como smartphones, notebooks e mochilas, eles podem atrair a atenção de criminosos. Verifique sempre se travou as portas e ativou o alarme.
Use as tecnologias
Alguns modelos com câmera 360 graus conseguem mostrar remotamente o entorno do veículo. É o caso de versões mais equipadas do Hyundai Creta, que faz a transmissão das imagens para um aplicativo de smartphone. Assim, é possível checar se há algo suspeito antes de retornar ao carro.
O recurso da câmera 360 também está presente em modelos como no Nissan Kicks. Apesar de não fazer a transmissão para um app, ela pode ser usada numa parada de sinaleira. Basta ativar por uma tecla na central multimídia e monitorar o ambiente externo.
O que fazer depois de um roubo ou furto
Se acabou de ser roubado ou furtado, mantenha a calma. Depois, tente lembrar dos detalhes, como características do suspeito ou do veículo usado. Se possível, anote. Nesses momentos de emoção é comum esquecer.
Em seguida, chame a polícia e informe o ocorrido. Registre um boletim de ocorrência com o máximo de detalhes que puder lembrar, incluindo o que foi levado e detalhes sobre os suspeitos. Ao se deslocar até uma delegacia para fazer isso, não esqueça de verificar o nome da rua e referências do lugar onde aconteceu o incidente.
Como acionar a seguradora
É necessário registrar um boletim de ocorrência junto à polícia para comprovar o roubo ou furto. Nesse boletim, é preciso ter todos os detalhes do evento, a descrição dos objetos e documentos que estavam dentro do carro, inclusive o documento do veículo.
O próximo passo é acionar a seguradora pelos canais de atendimento o mais rápido possível. Alguns documentos podem ser solicitados, como os números da CNH, do BO e do seu CPF. Depois de analisar, a seguradora chegará a uma conclusão sobre o sinistro, e se está ou não coberto pela apólice.
Nos casos de perda total do veículo, ou seja, seu carro foi roubado e não foi encontrado, a seguradora tem um prazo de até 30 dias contados da entrega de todos os documentos para fazer o pagamento da indenização, conforme previsto na sua apólice.
Se houve perda parcial, como vidros quebrados, porta arrombada ou algo semelhante, será necessário checar se o veículo tem cobertura para essa situação em sua apólice. Se sim, será preciso desembolsar o valor da franquia para fazer os reparos.
Fonte Correio
Vagas de Estágio Vagas de estágio com oportunidades na Bahia
morto na BR-116 Homem mata ex-companheira e é encontrado morto na BR-116
Flagrante Vídeo: ex-vereador filho de ex-prefeito são flagrados bebendo ao volante
Chapada “Cidade polo da Chapada Diamantina”, diz prefeito sobre turismo em Seabra
Protesto “Mais uma vez o governador se nega a falar sobre a BA 784”, diz vereador ao protestar cobrando melhoria de rodovia estadual em Amélia Rodrigues
Trapezista baiana Trapezista baiana morre após queda durante espetáculo em Sergipe 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado