O monge africano Ácarya Jinananda Avadhuta, traz para Feira de Santana, um novo método de ensino escolar. Em entrevista concedida ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, o monge deu maiores detalhes a respeito do método de ensino Neumanista e explica porque escolheu Feira de Santana.
"Passei o início da Covid, 6 meses na região de Maraú na Bahia e cheguei a conhecer mais de perto a vida das pessoas, a entender a situação da Bahia no campo cultural, é a mãe do Brasil culturalmente, o povo é muito amoroso e simples, mas ao mesmo tempo a maioria tem pouco acesso à educação, especialmente nas regiões longínquas como a península de Maraú. O meu interesse de vir para cá junto com a nossa organização toda é para contribuir na elevação coletiva no sentido do intelecto, ética, civismo e na capacidade de implementar atividade simples e pequenas desde o início, a criança estudando estará brincando de engenheiro, de agrônomo, cineasta, tecnólogo da informação. Quando chega no Ensino Médio, já aprende como fazer essas coisas, já recebe ensino profissionalizante além da sua formação acadêmica que ele pode escolher, essas coisas são transversais a sua educação", disse.
CN - Quantas escolas do projeto existem no Brasil?
Dada - Sete escolas no Rio Grande do Sul, em São Paulo 04 escolas, em Minas Gerais temos 02 escolas e no Pará temos uma escola.
Existe algum convênio com o Poder Público?
Dada - Trabalhamos sempre com convênios com Estado e município, a instituição é sem fins lucrativos, existe uma harmonia, uma simbiose muito profunda e junto com o público queremos democratizar o acesso a um ensino fundamental de máxima qualidade para toda a população.
Metodologia de Ensino
"O MEC (Ministério da Educação) exige um currículo acadêmico dentro das escolas, mas, ao mesmo tempo, em São Paulo, Paraná e no Rio Grande do Sul, os governantes estão pedindo o método inovador de educação, por que se observou uma crise muito grande no campo da educação, onde os professores tem dificuldade de manter as crianças no mecanismo de paz e tranquilidade, professores estressados, deprimidos, por causa de uma emergência intelectual das crianças, que não as mesmas de 100 anos atrás, o sistema de educação atual data da Revolução Industrial, século XIX, hoje as crianças já nascem questionando tudo e não se adapta a esse organismo mecanicista da educação, e quando os professores tentar impor isso as crianças, gera um choque com a tendência interna da criança, algo que as pessoas julgam como uma indisciplina, mas na verdade não é. Nosso sistema educacional no Brasil segue as orientações do MEC, embutindo em paralelo o nosso método de ensino, que é chamado de Método Neumanista, que considera a criança na sua totalidade, como ela é, suas habilidades, dificuldades e com isso vai criando a oportunidade para a criança expressar as suas potencialidades, sem ser obrigada a fazer coisas que ele não quer".
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Confira na íntegra.
Reportagem: Luiz Santos
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