Quarta, 29 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Guarda Municipal

Prefeitura de Santo Estevão investiga atuação da Guarda Municipal de Feira em blitz com a PRF no município

Segunda (20)

20/03/2023 20h39 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Na sexta (17) agentes da Guarda Municipal de Feira de Santana foram vistos atuando em uma de blitz conjunta com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) no município de Santo Estevão, a 38 km de Feira de Santana. O prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa (PT), afirmou em entrevista ao Conectado News, que já acionou o jurídico da Prefeitura para que analise a situação, e que está aguardando uma ligação do Prefeito de Feira Colbert Martins (MDB), para que este se explique.

"O Prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) ainda não nos contatou, mas terá o diálogo, para que possa explicar melhor o que aconteceu, qual é esse sistema único que eu não tenho conhecimento pleno, ou se tinha alguma outra determinação que legitimasse a presença da Guarda Municipal de Feira em Santo Estevão, mas se tiver, caberia um telefonema, uma vez que não existe nenhum convênio entre os dois municípios, ao meu ver está fora da sua jurisdição, apesar da PRF poder ter algum termo de cooperação para treinar, mas em ação de segurança acredito que não. Não é minha área, pedi ao nosso jurídico para me informar melhor sobre as providências que deveremos adotar, mas como ele disse que iria me ligar, estarei aguardando a ligação do prefeito de Feira, para que possamos fazer um alinhamento sobre essa situação", disse. 

CN - Esta situação causou algum transtorno para o município?

Rogério Costa - Como foi uma situação inusitada para todos nós, a população achava que a Guarda Municipal era uma ação minha, apesar de não ser contra as blitz, é bom deixar claro que a PRF tem toda a autonomia para fazer o seu trabalho, às vezes pedimos que pondere um pouco para dar tempo aquele que está com um documento ou habilitação atrasada em decorrência da nossa dificuldade financeira que estamos enfrentando, para que eles consigam regularizar, e foi para isso que eu levei uma Retran em Santo Estevão. Na questão de estar proibindo as táticas, as questões outras que são pertinentes à PRF, eles estão corretos, mas ainda precisamos entender o motivo da Guarda Municipal de Feira de Santana dentro do município de Santo Estevão.

A PRF se manifestou através de nota, afirmando tratar-se apenas de uma ação educativa e que os agente da guarda feirense não realizaram nenhuma autuação.

“Informamos que os comandos de fiscalização realizados nos últimos dias na Região Metropolitana de Feira de Santana teve a participação da Guarda Municipal de Feira de Santana em caráter exclusivamente técnico e educacional, com a finalidade de capacitar os agentes da Guarda Municipal em identificação veicular, combate às fraudes veiculares, combate ao crime, fiscalização de trânsito e outras questões relacionadas à segurança pública. As duas instituições possuem um acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de informações, equipamentos, doutrinas e suporte técnico.

Reforçamos que as ações de abordagem, fiscalização e atuação foram executadas exclusivamente pela Polícia Rodoviária Federal. A participação da Guarda Municipal de Feira de Santana ficou restrita ao apoio técnico e às atividades de capacitação”.

Consórcio Portal do Sertão

Sobre a eleição conturbada para a presidência do Consórcio Portal do Sertão envolvendo o prefeito em dezembro do ano passado, Rogério disse que já está tudo resolvido e acertado.

"Na questão do Consórcio, hoje participei de uma assembleia, o meu compromisso é com desenvolvimento do território, as questões menores não podem superar o interesse maior, do desenvolvimento territorial, vamos tocar o projeto para cada vez mais entregar benefícios que tanto almeja a população de cada município, naquele momento houve um excesso por parte de alguns colegas, mas para mim está superado, porque o importante é que o meu compromisso, dignidade e seriedade com a qual eu trabalhei junto ao Consórcio Portal do Sertão, para mim é irrefutável, basta ver que tudo que fizemos foi respaldado em Assembleias, na lei e no maior e melhor dos objetivos, fazer o melhor pelo nosso território", finalizou.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.