Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Educação

"Não desistam, seja sua própria inspiração" diz PM baiana aprovada em 42 universidades

Quinta (09)

09/03/2023 14h37 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Vitor Barreto/SSP-BA
Foto: Vitor Barreto/SSP-BA

Estudar medicina sempre foi o sonho da policial militar Ilary dos Reis Santana de 23 anos. Após alcançar a nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a atendente de teledespacho do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM na manhã desta quinta (09), que não acreditou quando soube dos resultados e contou um pouco sobre sua trajetória.

"Fui aprovada no concurso da Polícia Militar aos 18 anos, quando ainda morava em Maragogipe, após a escola estudava em casa por uma apostila e consegui a aprovação no concurso. Estudei apenas dois meses, mas, estudava todos os dias". Fiz para Salvador e Sul do estado, foram 26 vagas e fiquei em 14º.

Integrante de uma família de pescadores e marisqueiras, Ilary conta um pouco sobre sua trajetória.

"Fui criada pelos meus avós em Maragogipe, minha mãe trabalha em Salvador e o meu pai não conheci, fui criada pela minha família materna. A minha mãe vem me visitar sempre que possível e me enviava todos os mantimentos necessários. Os meus avós foram o aporte físico e minha mãe mandava toda a energia de onde ela estava, minha família paterna não conheci, mas não guardo nenhuma mágoa. Sempre fui boa aluna, nunca dei trabalho, procurava extrair o melhor das aulas, não estressava meus professores, diretoria e a estrutura do Estado se achasse que não estava sendo ofertada uma educação de excelência, buscava sempre fazer a minha parte, entendia que todos estavam fazendo a sua parte, eu me esforçava de um lado, eles do outro e graças a Deus foi fundamental, pois foi essa consciência do meu papel e da minha responsabilidade nos estudos que foi fundamental para a minha aprovação", disse.

CN - Qual universidade pretende cursar?

Ilary Santana - UFBA (Universidade Federal da Bahia)

CN - Após a conclusão do curso de medicina, pretende seguir carreira na PM?

Ilary Santana - Sim pretendo, tenho maior orgulho de estar com os meus colegas. 

CN - Como você sentiu ao receber a notícia de que tinha sido aprovada em 42 Universidades?

Ilary Santana - De início, não acreditei, não achei que seria aprovada, que daria para passar, quando eu comecei a contar, avaliar todo o cenário, fiquei muito surpresa, muito feliz, eu não achei que tinha feito uma prova muito boa, não foi a minha maior nota de redação, tinha obtido 940 outras duas vezes, a minha nota de redação caiu e apesar disso, consegui essas aprovações. 

CN - Qual a lição que você deixa, uma mulher negra, oriunda de escola pública e família humilde após essa conquista?

Ilary Santana - Não desistam e não esqueçam que a educação é o caminho vocês podem ter o que quiserem, sejam sua própria inspiração, estudem! Se não quiser fazer por si mesmo, faça por quem você ama, sempre terá alguém do seu lado, não desista, acredite em você, corra atrás dos seus sonhos, porque é plenamente possível, não é algo instantâneo, do dia para a noite, mas é plenamente possível. 

Reportagem: Berinaldo Cazumbá e Luiz Santos

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.