Subiu para 59 o número de mortos por causa da chuva no Litoral Norte de São Paulo, ocorrida na madrugada no último dia 19. São 58 óbitos em São Sebastião, cidade mais afetada pelo temporal devastador, e uma em Ubatuba. O balanço é do governo estadual.
Na tarde deste sábado, o corpo de uma mulher foi localizado com a ajuda de um aparelho detector de sinal de celular. Um outro corpo também foi encontrado, mas ainda não há informações sobre o sexo. De acordo com balanço da prefeitura de São Sebastião, ainda seriam seis desaparecidos. Segundo o último boletim estadual, são 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na cidade.
Dos corpos encontrados, 54 já foram identificados e liberados para o sepultamento. Segundo o governo estadual, são 19 homens adultos, 17 mulheres adultas e 18 crianças.
As buscas por desaparecidos na Vila Sahy, em São Sebastião, foi retomada na manhã deste sábado (25) por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros localizou o corpo da mulher em meio aos escombros após uma escavação de quatro metros de profundidade, por volta das 14h40.
A localização só foi possível após um rastreador móvel da Anatel emitir a presença de um aparelho de telefone celular. Desde a tragédia, ocorrida no último domingo (19), este é o terceiro corpo encontrado com o uso do equipamento
Durante as primeiras horas do dia, o tempo era firme na cidade, o que facilita o trabalho do Corpo de Bombeiros. No entanto, a prefeitura de São Sebastião emitiu um alerta em suas redes sociais para o risco de fortes chuvas entre este sábado e a próxima segunda-feira (27). Há previsão de que chova cerca de 85 milímetros no período, com chances de desabamentos, deslizamentos e enchentes.
Na tarde de sexta-feira (24), as buscas chegaram a ser paralisadas também por conta das chuvas, mas foram retomadas por volta das 21h e seguiam durante a manhã, sem intercorrências. Na madrugada, porém, nenhum corpo foi encontrado.
Além do trabalho de buscas, os Bombeiros também agem para tentar convencer os moradores de áreas de risco a deixarem suas casas enquanto a situação não for normalizada, a fim de evitar novas tragédias.
Roberto Farina, tenente do Corpo de Bombeiros, afirma, em entrevista ao GloboNews, que a entidade está fazendo um "trabalho de conscientização" com esses moradores e que o número de desalojados e desabrigados vem crescendo dia após dia.
A prefeitura de São Sebastião, o governo estadual e os Bombeiros pedem, ainda, que turistas não viagem para a cidade neste fim de semana. Além dos riscos de novos deslizamentos e enchentes, o turismo pode sobrecarregar os hotéis e hospitais da cidade, que atualmente estão focados em atender os moradores e pessoas que trabalham nas buscas.
Fonte G1
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo