Domingo, 04 de Maio de 2025
(75) 99168-0053
Carnaval Carnaval

"Estamos com agenda lotada, esperando Micareta de Feira de Santana",diz cantor Tonho Matéria

O cantor e compositor baiano, Tonho Matéria

12/02/2023 11h44 Atualizada há 2 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O site Conectado News e o Programa Levante da Voz da Rádio Sociedade News FM trazem neste  mês de fevereiro, uma série de reportagens  especiais sobre o Carnaval 2023. 

O cantor  e compositor baiano, Tonho Matéria contou que está muito ansioso para fazer o Carnaval deste ano, "estou  ansioso porque fazer Carnaval em Salvador é  um compromisso muito grande, além de artista sou também um carnavalesco que promove ações para o Carnaval e temos duas entidades que a gente toma conta, uma é o Bloco da Capoeira na quinta (17) e na sexta (18), o Samba Popular,  graças a Deus estamos seguindo bem com as vendas, temos um estande onde temos  uma parceria para ampliar mais ainda as vendas", conta o artista.

 "Acredito que chegaremos no Carnaval bem, começo o carnaval neste domingo (12) com o Furdunço, faremos uma intervenção artística", diz.

"Seguimos  no dia 16, com o carnaval na Barra, no Centro Histórico Pelourinho e Campo Grande, depois viajo a Pernambuco para fazer dois dias de festa, estamos com a agenda lotada, graças a Deus, só esperando Micareta de Feira de Santana".

"Meu pai, minha irmã e meu primo são feirenses, tem uma turma grande que mora em Feira de Santana, meu filho esteve em Feira na Prefeitura já discutindo o formato  da Micareta  com os  convidado e alguns artistas locais como Márcia Porto, Dionorina e Neto Di Ghandy, estamos fazendo essa parceria para aumentar e potencializar a Micareta, acho que isso vai ser importante  para Feira", disse.

"Eu faço isso em Salvador com o Bloco da Capoeira, agregamos vários grupos, empregando mais de 600 pessoas, a minha academia vira um espaço como se fosse um barracão de escola de samba, tem uma galera trabalhando "relata Tonho.

"O Projeto Ouro Negro  é uma intervenção com a Negra Jô, Lurdes Santana de Feira de Santana e várias outras pessoas, já estou dialogando com a ministra da Cultura Margareth Menezes, na minha função enquanto Conselheiro para criarmos uma política que ajude os artistas independentes que ajudam os blocos menores a sobreviverem  durante o ano inteiro para quando chegar no carnaval ter um respaldo".

Tonho falou ao jornalista Luiz Santos sobre sua  trajetória na Banda Olodum, a carreira solo,  "cheguei no Carnaval no final da década de 70 como folião, depois em 80, fui batuqueiro e  compositor até 83, em 86 já estreando como cantor no Amantes do Reggae, Araketu entre outros, estamos no carnaval até hoje consegui, como compositor premiar o nosso Carnaval com diversas canções que foram gravadas por vários artistas, a exemplo da música Auê, gravada pela Banda Cheiro de Amor e Dia dos Namorados gravada pelo cantor Durval Lelis e o Vulcão da Liberdade com Daniela Mercury".

Tonho Matéria revelou que faz as composições pensando na voz dos artistas que vão cantar e outras são feitas para um artista  e acaba que outros profissional gravava.

Questionado se ficou alguma música no baú guardada, Tonho afirmou, "passei uma para Ivete Sangalo, que não gravou, Cheiro de Amor não gravou, então guardei essa música durante 8 anos, um dia, Daniela Mercury me pediu uma música, meu filho lembrou que eu tinha essa música de nome "Tapete Branco" e apresentei a Ela, que gravou a música e fez sucesso", relembra.

Questionado se quando escreve uma música e não grava se  bate uma frustração, Tonho Matéria disse, "sim a gente  fica triste,  porque às vezes ao fazer  uma música acreditando que será um divisor de águas no Carnaval, naquele momento acreditamos  também  na espiritualidade da música, as  vezes a gente faz, mas os deuses dessa música acham que não é o momento exato dela acontecer, tanto que a  a música "Olha o Ghandy aí"  foi a música do Carnaval,  acho que se eu gravasse naquele período, há 8 anos,  ela  não seria a música do Carnaval e talvez não fosse o sucesso que  foi "diz.

Perguntado sobre  quem ganha mais dinheiro o compositor ou cantor, Tonho declarou, "o cantor , porque ele  roda o Brasil fazendo shows e rende muito para ele, o compositor quando acerta numa música que vende 2 ou 3 milhões de cópias também ganha , isso não posso reclamar", finalizou.

Ouça a entrevista em nosso Podcast

 

Reportagem Luiz Santos e Ana Meire Dias 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.