Foram destruídos por fiscais do Ibama mais um helicóptero, um avião e maquinários utilizados por garimpeiros ilegais para extrair minérios de Terras Indígenas Yanomami. As imagens da operação foram divulgadas na sexta-feira, 10. A ação tem o objetivo de retomar o controle do território.
Os invasores estão tentando deixar o local pela floresta e rios. Os equipamentos usados para a destruição do meio ambiente foram deixados dentro da Terra Yanomami. Os fiscais do Ibama estão atuando nas destruições das máquinas abandonadas.
Na operação, os fiscais também explodiram uma draga, equipamento que utiliza uma mangueira para sugar o fundo do rio em busca de ouro. No processo devastador ao meio ambiente, o mercúrio é utilizado para separar o minério dos outros sedimentos.
Escavadeira e acampamentos montados na Terra Yanomami também foram destruídos pelo Ibama. O local está ocupado pelo Ibama, juntamente com agentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Força Nacional de Segurança Pública desde o dia 7 de fevereiro.
Em janeiro deste ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou emergência de saúde pública para atender indígenas Yanomami. A ofensiva contra os garimpeiros ilegais teve início no dia 20 do mês passado.
De acordo com as estimativas, pelo menos 20 mil garimpeiros ocupavam o território Yanomami, que tem cerca de 30 mil indígenas. O público local enfrenta neste momento uma crise humanitária e sanitária. Crianças e adultos lutam contra quadros graves de desnutrição e malária.
Fonte A TARDE
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo