O Conectado News, entrevistou o cantor baiano Tonho Matéria, na manhã desta sexta feira 11/12, na (SECULT), Secretaria de Cultura Esporte e Lazer.
A reunião foi marcada pela presença do Prefeito Colbert Martins (MDB), Negra Jó, Lurdes Santana entre outras personalidades.
Tonho Matéria defende a importância do fortalecimento da Cultura Negra, ele comentou sobre a criação de ferramentas para ampliar a sociedade, principalmente para comunidade negra, "a proposta que venho construindo ao longo do tempo com Conselho de Comunidades Negras da Bahia, é propôr políticas públicas com as afirmativas voltadas para a comunidade negra, cada uma em seu seguimento, a ideia é apresentar para prefeitura. O Secretário de Cultura ficou de analisar e colocar em pauta para que isso aconteça."
A proposta tem como objetivo de pensar na casa da capoeira, políticas de assistência para o capoeirista. Para os blocos afros políticas com editais que possam ajudar as entidades durante o ano inteiro, para que eles desfilem, se organizarem enquanto instituição.
De acordo com o cantor a proposta é ampla e alcança todos os segmentos, inclusive outras Secretarias, como: Educação , Saúde, Desenvolvimento Econômico, Social dando assim a assistência a comunidade negra.
Matéria disse anda que, "eu vim de terreiro de candomblé, das igrejas da comunidade que faziam esse projeto, aprendi muito trouxe o instrumento chamado Capoeira, com a capoeira passei me entender como ser humano, fui pensando em construir um projeto social para trabalhar com os jovens, com a comunidade fazer com que através da capoeira eles pudessem se enxergar como um médico, advogado, engenheiro e mestre de capoeira , o importante é usar a capoeira como ferramenta de transformação social e cidadã" afirma Tonho Matéria.
Estamos ao logo do tempo fazendo isso, somos mais de 30 alunos que tenho na Universidade, tenho aluno que estão atuando em suas formações e dão suporte ao projeto Mangangá, por isso que o projeto vai crescendo,fui dando formação aos alunos, fazendo com que eles estivessem capacitados para direcionar as políticas, e dialogar com as secretarias, temos alunos atuando no enfrentamento da luta da violência contra mulher e outras áreas.
Umas melhores trançadeiras do Brasil
Ainda durante a entrevista o Conectado conversou com uma das maiores trançadeiras do Brasil, Negra Jô. Ela disse que sempre está em Feira de Santana, "minha raiz aqui é profunda, vim para realizar um projeto que tenho há 40 anos dentro de Feira, agora estou trazendo um projeto de Ancestralidade de valor e autoestima, porque acredito que nosso o povo tem que se unir , o nosso plano aqui é multiplicar nossa cultura faço um trabalho cultural em Salvador, estou abrangendo para Feira que é minha terra e para outros municípios do interior da Bahia.
Jô destacou como superou o racismo, " o racismo está na minha vida todos, eu sou a diferença, venci o racismo trabalhando valores com amor e dizendo ao povo que juntos somos mais fortes" destaca Jô.
Reportagem Edvaldo Peixoto
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas