Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Flica

Lançamento 10 ª Edição da Flica - De 03 a 06 de novembro

Terça (11)

11/10/2022 17h30 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Aconteceu na manhã desta terça-feira (11), na Fundação Hansen Bahia (FHB), o lançamento da 10ª edição da FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira, com o tema - Liberdade, Literatura e Brasis  que  faz menção a diversidade, a liberdade e o protagonismo da participação popular em diferentes momentos históricos do Brasil.

O Conectado News não poderia ficar de fora de um evento tão importante, fomos até lá e entrevistamos o coordenador geral da Flica, Jomar Lima, que contou sobre a importância e os  desafios do evento

CN – Qual a expectativa, após dois anos de pandemia a primeira vez que o lançamento acontece no município de Cachoeira?

Jomar Lima - Para mim, primeiro ano como coordenador-geral da Flica, que teve sua primeira edição em 2011, 2019 com a 9ª Edição, a partir de 2020 me torno sócio proprietário da Flica sempre pensei em ter o lançamento na cidade onde é realizado o evento. Nesta décima edição, estamos fazendo o lançamento da Flica no município de Cachoeira, para nós que estamos na coordenação é super gratificante organizar um evento dessa magnitude, é trabalhoso, uma equipe gigante, e conseguimos sim, entregaremos um grande evento ao povo cachoeirano e para o Recôncavo. 

CN – Após dois anos, quais as principais dificuldades enfrentadas?

Jomar Lima – A questão de captação de recursos, a Flica por ser um dos maiores eventos literários do norte-nordeste, a dificuldade maior é na organização, tamanho que ela é, mas conseguimos avançar com grandes parcerias como o Governo do Estado da Bahia, que sempre enxerga um evento como esse de grande importância para a educação e cultura. 

CN – Qual a expectativa de público? 

Jomar Lima - A Flica sempre foi nesse espaço, recebemos um público não só de Cachoeira, mas também do Recôncavo, cidades circunvizinhas, a exemplo de Feira de Santana e a nossa expectativa é que seja uma das maiores feiras literárias que essa décima edição está trazendo, não tenho dúvida dessa repercussão e a expectativa das pessoas de vir a Flica. Percebo às vezes que as pessoas não se preocupam tanto com o São João, por ser uma festa que acontece de forma orgânica, já a Flica em Cachoeira é um dos eventos mais esperados, e é mais cobrado no sentido de quem vem. Nem sempre as pessoas comparecem a Flica por causa da vinda de um grande autor nacional ou internacional, as pessoas vêm pela Flica, é só divulgar que haverá a Flica, que é certeza de público. 

CN – Quem são os patrocinadores ? 

Jomar Lima - O Governo do Estado, é um dos nossos patrocinadores, como sempre foi, já tivemos algumas tratativas com o município está vindo também prestar esse apoio, claro que esperamos sempre mais, não quero citar nesse momento quem foi menor ou maior, mas os gestores locais, Cachoeira como um todo, repense melhor o significado desses eventos, o impacto financeiro, na sociedade. Não digo isso porque estou a frente, mas a Flica é um dos eventos mais importantes que temos em Cachoeira. A mídia local é que faz acontecer, sem vocês não tem essa repercussão, está presentes aqui a mídia de toda a Bahia  hoje, mas são vocês que tem um papel fundamental na divulgação desses eventos e vocês não fazem isso só pelo retorno financeiro, fazem isso de forma a ajudar o município, agradeço de antemão a imprensa local, que sempre me dá esse apoio a eventos como esse e a Flica hoje agradece a imprensa local e de toda a Bahia. 

CN – Quais os motivos para as mudanças nas datas do evento?

Jomar Lima - Foi questão da organização, tentando buscar nomes, agenda desses autores, foi mais em virtude disso, trazer bons nomes para um evento dessa magnitude.

CN – Quando acontece a Flica? 

Jomar Lima - De 3 a 6 de novembro, teremos a primeira mesa no dia 3 de novembro com MV Bill e Cidinha Silva,  sendo mediada por Emanuel Mirdad. É uma forma de homenageá-lo, que era um dos meus sócios que pensou em criar a Flica, será a primeira programação que teremos na Tenda Paraguassu.

Reportagem: Nivaldo Lancaster e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.