Segunda, 06 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Racismo

OAB repudia atos de racismo e preconceito em Feira

OAB/BA Subseção Feira de Santana

20/09/2022 21h14 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom

A comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados (OAB/BA) Subseção Feira de Santana vem, por meio desta nota, manifestar repúdio em relação aos atos de racismo e preconceito de classe socioeconômica protagonizados por alunos de uma instituição privada de ensino superior da cidade de Feira de Santana, e que veio a público no dia de hoje, 20 de setembro de 2022. Conforme prints que circulam em grupos de whatsapp e veículos de imprensa, alunos criticam políticas afirmativas e de democratização de acesso ao ensino superior por possibilitar a inserção de pessoas pretas e pobres. 

No ano em que a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) completa 10 anos, é triste e repugnante nos depararmos com atitudes como essa. Cumpre lembrar que as políticas afirmativas de acesso à educação superior (Lei de Cotas, Prouni e Fies) são um importante instrumento de reparação da desigualdade que nasceu com a colonização do Brasil. A estrutura econômica da sociedade brasileira é racialmente construída, e o acesso à educação superior é uma das formas de transformar essa estrutura.

Lembramos ainda que racismo é crime previsto na Lei n° 7.716/89, punível com reclusão de um a três anos e multa. É um crime sério e violento que pode levar a outros crimes, como agressão física e homicídio, e políticas eugenistas que nos matam todos os dias. Reforçamos, por fim, a importância da adoção de práticas antirracistas por parte de todas as instituições da sociedade, principalmente as entidades de ensino.

 

Fonte Ascom

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
altino Freitas Há 3 anos Feira de Santana BAImagino essa"" estudante de direito "" após formada?????, se ainda cursando tem esse comportamento asqueroso,imagine com o canudo e o anel??????, Tem pena dela. ....preste atenção "" querida"", a vida é um moinho, vai triturar seus sonhos tão mesquinhos...
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.