Tem sido cada vez mais comum encontrar baleias mortas no litoral da Bahia. Na terça-feira (16), uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na praia de Coroa Alta, na cidade de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. No dia 21 de julho, na mesma cidade, um animal da mesma espécie foi encontrado morto.
Para saber porque isso está acontecendo, o Conectado News entrevistou a bióloga Dirlane Gomes e Silva, que atribuiu o acontecimento às mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global.
"O principal motivo desses acontecimentos são as mudanças climáticas, que provocam mudanças nos ciclos biológicos em todas as espécies, há uma rotina baseada em reflexos da própria natureza e quando essas mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global estão acontecendo, modificam também este ciclo e ninguém vai ficar imune a isso, quando digo, ninguém me refiro aos componentes da natureza, então dentro do grupo das baleias, essa talvez seja uma das maiores respostas, a mudança do ritmo delas e migração para áreas ainda não programadas, devido a essa mudança de rotina na questão climática. Essa questão climática incisiva, tão abrupta, pode estar provocando um ciclo diferente na rotina delas, porque são animais que migram, e essa migração pode estar sempre modificada em relação a isso, vindo para áreas com temperaturas maiores ou menores, dificultando o funcionamento do sonar que elas possuem e usam em regiões específicas, inclusive as baleias são captadoras de carbono, ou seja, executam um papel importante na retirada de carbono da atmosfera. em que uma vez que esses animais estejam morrendo, diminuindo a população, a nossa chance de aumentar também o carbono na atmosfera é maior, porque um fator a menos na captação de carbono que está sendo acumulados pelas atividades humanas", afirmou.
Confira a entrevista na íntegra em nosso podcast.
Reportagem: Hely Beltrão
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas