Sexta, 29 de Março de 2024
(75) 99168-0053
Educação IFBA

IFBA Feira de Santana promove Feira Agroecológica

Quarta (17)

12/08/2022 16h55 Atualizada há 2 anos
455
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

O IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Feira de Santana promoverá na quarta-feira (17) a Feira Agroecológica, um espaço para troca de conhecimento, comercialização de hortaliças cultivadas sem agrotóxicos e valorização da agricultura familiar. 

Em entrevista ao Conectado News, o professor Henrique Andrade salientou a importância da Feira, não somente para a cidade, mas também para a agricultura familiar.

"O IFBA, como instituição federal de ensino vindo  no processo de ensino, aulas construção de pesquisa e de extensão, em 2022 entramos com uma nova frente de trabalho integrada com outras ações, a Feira Agroecológica, a gente vem no contato com outros agricultores familiares de Feira, Antônio Cardoso e municípios vizinhos, com os nossos alunos, de muitos deles também são filhos de agricultores, filhos de famílias quilombolas, então viemos com essa frente para construiu uma feira dentro do IFBA - Instituto Federal da Bahia, que tem um campus em Feira de Santana, uma feira que vai além do espaço de compra e  comercialização, mas também um espaço para troca de conhecimento, partilha de informações e sabedoria do povo do campo, que produz muito conhecimento, tem muita sabedoria e a ideia dessa feira é ser um ponto de partida para outras atividades. Começará na quarta (17), em nosso campus, deixo o convite a todo mundo que quiser passar por lá para conhecer os agricultores, estamos com uma parceria com uma cooperativa que produz e vende alimentos em Feira de Santana, todos agroecológicos. Agroecológicos são alimentos que não possuem agrotóxicos, feitos diretamente pelo trabalho do homem e da mulher do campo. Estamos usando o nome feira agroecológica no sentido de valorizar essa alimentação chamada de orgânica, saudável, mas que principalmente preza pela nossa vida, pelo desenvolvimento das capacidades intelectuais, pensamento de vida, por um alimento mais saudável. Deixo o convite, é um espaço bom e importante para a população de Feira, que conheçam mais o IFBA", disse.

Henrique Andrade disse ainda que a Feira Agroecológica é um espaço de troca de ideias e de aprendizado.

"Será um espaço de comercialização, para valorizar a economia popular e solidária, no sentido da construção dos preços com os agricultores, apoio nutricional, estaremos com uma equipe de nutricionistas apoiando nesse serviço, um trabalho interdisciplinar. Sabemos que toda a feira tem o papel expor, trocar produto, informações, e nisso aparece alguém que produz o aipim de um jeito,  congela do outro, outra pessoa já sabe uma receita de bolo de aipim diferente,  bolo de tapioca, os derivados da mandioca, hortaliças, frutas. As pessoas podem chegar e comprar, mas também um espaço de aprendizagem, lembremos que é uma feira dentro de uma instituição federal de ensino, além de comercializar, será um espaço para as pessoas verem, conversar com os agricultores, perguntar para quem não conhece, como é que funciona o plantio, onde fica a roça, se é comunidade rural, quilombola, é um espaço de interação e cultura, essas pessoas têm muitas tradições culturais, quando trazem o beiju, trazem também a sua cultura, tradição e história", afirmou.

Confira a entrevista na íntegra em nosso podcast.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.