Segundo o Sindicato dos Professores de Feira de Santana (APLB), a prefeitura de Feira de Santana descumpriu a decisão judicial e descontou os salários dos professores referente ao mês de junho. Ao ser questionada pelo Conectado News, a secretária de Educação Anaci Bispo Paim disse que o pagamento da folha do mês atual, foi referente aos 22 dias trabalhados.
Saiba mais: "Os professores receberão os 22 dias das atividades realizadas", diz Secretária
A sindicalista Marlede Oliveira, disse que a prefeitura vem descumprindo uma decisão judicial uma após outra e que a fala da secretária pode trazer consequências jurídicas.
"É de conhecimento de todos que o prefeito Colbert Martins (MDB) em 2020 cortou salário, entramos com um mandado de segurança e ganhamos, a decisão no Tribunal de Justiça da Bahia, o prefeito até hoje não cumpriu com o pagamento do corte de um ano, depois, quando começou o ano letivo 2021, o prefeito juntamente com a secretária de Educação Anaci Paim diz que o pagamento do salário tem que ser parcelado, 20 horas em uma data e a outra paga quando quer, a segunda parte do salário de abril foi paga em 20 de maio, segundo a justiça o deslocamento é uma gratificação de 20% garantida pela lei 094, a quem trabalha no distrito e temos agora uma decisão da justiça desde o dia 3 de fevereiro, entregamos nas secretarias, procuradoria e o prefeito não vem cumprindo. Essa matéria da secretária de Educação, é grave, quer que o professor em Feira de Santana seja diarista, ela não é diarista, não recebe salário por dia trabalhado, mas contou 22 dias e expôs na imprensa que contabilizou 22 dias dos professores em pleno recesso junino, que não é decidido pelos professores, a secretária conta os dias com o prefeito para pagar salário. Temos professores que receberam R$ 1.000 a menos, R$ 800 a menos, a categoria já vem numa situação perversa no governo Colbert e da secretária de Educação Anaci Paim".
"Estamos aguardando o resultado de uma ação na justiça, que pede o cumprimento da decisão judicial, o prefeito de Feira faz o que quer, é ele que determina e a secretária vai na mesma onda, ao dizer na imprensa que ela contou 22 dias de junho para pagar salário, nunca vimos isso", ponderou.
Reportagem: Luiz Santos
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas