Vereadores governistas estão articulando a antecipação das eleições da mesa diretiva para o biênio 2023/2024, tendo como candidata a presidência a vereadora Eremita Mota (PSDB). A condição para isso é aprovação da recondução do advogado Carlos Alberto Moura Pinho a Procuradoria Geral do Município. Os vereadores aprovariam a renovação do mandato do Procurador, em troca o grupo do presidente da Câmara, Fernando Torres (PSD) fechará acordo para que Eremita Mota seja eleita a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana.
Estas eleições poderão ser pautadas a qualquer momento, mas o Conectado News apurou junto ao técnico legislativo Marcos Antônio Silva, que há 42 anos trabalha no legislativo feirense, que, para isso acontecer, é necessário uma mudança no regimento interno da Casa da Cidadania.
"Nos últimos dois anos foi feita uma modificação no regimento em que estabelece a realização da eleição na primeira sessão ordinária do mês de setembro, estamos em junho e quando chegar o momento, é que poderá ser feita esta eleição. Após a realização da eleição, a posse acontecerá no primeiro dia útil do mês de janeiro de 2023", afirmou.
Marcos Antônio disse ainda que cada Casa Legislativa tem seu próprio regimento, o que acontece em uma cidade, não influencia na outra, "cada casa tem o seu regimento e faz esta exposição, cada um segue a sua resolução, em Feira de Santana será em setembro", disse.
O técnico legislativo completou dizendo que a única possibilidade de antecipação da eleição da mesa diretiva é se um dos membros pedir para sair, "nesse caso é diferente, há os trâmites para os casos de renúncia, morte, entre outros. Não estando dentro destas condições, somente alterando o regimento interno da Câmara, reiterou.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas