Após dois anos dedicados à programação on-line, o Dia do Desafio retorna ao ambiente presencial e chega a sua 28ª edição na próxima quarta-feira, dia 25 de maio. A proposta é chamar atenção da população para o sedentarismo e a importância da prática de atividades físicas. Sob o tema “Ocupar Espaços e Reunir Pessoas”, a iniciativa convida o público a se exercitar, ocupando ambientes externos e espaços públicos.
Dados recentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mostram que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na prática de atividades físicas no mundo. Outro número preocupante desse mesmo estudo mostra que 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária mesmo antes da pandemia.
O Sesc em São Paulo é coordenador do Dia do Desafio no continente americano. “Em sua 28ª edição, o Dia do Desafio 2022 representa uma oportunidade para refletirmos sobre as experiências sem precedentes que vivemos nos últimos dois anos. Tão logo a pandemia se estabeleceu, fomos instados a elaborar alternativas para lidar com demandas emergenciais nos campos da saúde, da alimentação, das artes, do esporte, da educação, dentre outras atividades que integram a ação institucional do Sesc”, afirma o diretor do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Ao longo do dia 25 de maio, unidades do Sesc de todas as regiões do Brasil trarão uma programação diversificada e para todas as idades, convocando a população a inserir a prática regular de atividades físicas em sua rotina. Serão vivências, apresentações, aulas, oficinas, bate-papos, dentre outras, que podem ser conferidas no site www.diadodesafio.org.br ou por meio da rede social Facebook.com/odiadodesafio .
Sobre o Dia Do Desafio
Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e, no continente americano, desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado por cidades, instituições e pessoas em parceria com secretarias, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias, dentre outras. Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para estimular suas comunidades a adotarem um estilo de vida mais ativo.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas