Terça, 07 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Bahia

Justiça proìbe banco Santander convocar os empregados para trabalhar

Grande vitória para os funcionários do Santander

21/01/2022 20h44 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Conectado News
Foto Divulgação Ascom
Foto Divulgação Ascom

O Sindicato dos Bancários da Bahia conquistou liminar na Justiça, o  banco  Santander está proibido de convocar os empregados para trabalhar neste sábado, 22 de janeiro, bem como nos seguintes. 

Na sentença, a juíza Fernanda Carvalho Azevedo Formighieri, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), 5ª Região, destaca que o artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a lei 4.178/62 excluem os sábados da jornada dos bancários.

Os diretores do Sindicato e o advogado João Porto, responsável pela ação, acompanham o caso, para garantir que o Santander cumpra a decisão judicial. Se descumprir, terá de pagar multa no valor de R$ 10 mil por cada bancário que tiver de comparecer às agências.  

O caso 

No início da semana, o banco pegou todos de surpresa com o anúncio da abertura de todas as 3 mil agências do país, no sábado (22/01). A iniciativa, tomada sem negociação com o movimento sindical, passa por cima dos direitos da categoria, que tem resguardada em lei jornada de segunda à sexta-feira, 6 horas por dia. 

Os funcionários que trabalhassem ainda ficariam sem hora extra. Um tremendo desrespeito. O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destaca que "a medida unilateral revela a face cruel de uma empresa super lucrativa, mas que tem ampliado a exploração dos funcionários. Doenças como síndrome do pânico, depressão, Síndrome de Burnout fazem parte do cotidiano dos bancários que trabalham no Santander", concluiu. 

 

Fonte Ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.