O Sindicato dos Bancários da Bahia conquistou liminar na Justiça, o banco Santander está proibido de convocar os empregados para trabalhar neste sábado, 22 de janeiro, bem como nos seguintes.
Na sentença, a juíza Fernanda Carvalho Azevedo Formighieri, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), 5ª Região, destaca que o artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a lei 4.178/62 excluem os sábados da jornada dos bancários.
Os diretores do Sindicato e o advogado João Porto, responsável pela ação, acompanham o caso, para garantir que o Santander cumpra a decisão judicial. Se descumprir, terá de pagar multa no valor de R$ 10 mil por cada bancário que tiver de comparecer às agências.
O caso
No início da semana, o banco pegou todos de surpresa com o anúncio da abertura de todas as 3 mil agências do país, no sábado (22/01). A iniciativa, tomada sem negociação com o movimento sindical, passa por cima dos direitos da categoria, que tem resguardada em lei jornada de segunda à sexta-feira, 6 horas por dia.
Os funcionários que trabalhassem ainda ficariam sem hora extra. Um tremendo desrespeito. O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destaca que "a medida unilateral revela a face cruel de uma empresa super lucrativa, mas que tem ampliado a exploração dos funcionários. Doenças como síndrome do pânico, depressão, Síndrome de Burnout fazem parte do cotidiano dos bancários que trabalham no Santander", concluiu.
Fonte Ascom
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas