Conforme foi noticiado pelo Conectado News, no sábado 7/11, sobre a morte do senhor Lourenço de Jesus Anjos, o idoso de 65 anos, que faleceu na UPA da Queimadinha, os familiares alegaram negligência médica. .
Após o ocorrido a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão enviaram notas ao Conectado News. Confira as notas de esclarecimentos na íntegra abaixo.
Nota da Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Um idoso de 65, Lourenço de Jesus Anjos, morreu após um infarto na manhã deste sábado (07), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro Queimadinha. A UPA informa que o paciente teve todo o atendimento necessário, mas não resistiu ao ataque cardíaco.
O paciente esteve na Unidade de Pronto Atendimento e informou que apresentava uma dor abdominal causada após comer quatro ovos. Ele estava com os sinais vitais dentro da normalidade, lúcido e sem nada que apresentasse gravidade.
A equipe média encaminhou o idoso para a triagem de acordo com os sintomas relatado. Ele foi orientado a aguardar atendimento médico conforme sua classificação. O idoso iniciou um quadro de mal estar ainda na recepção, sendo reclassificado.
De imediato, a equipe médica tratou a ocasião como atendimento médico prioritário. Infelizmente o quadro de saúde do paciente evoluiu com um infarto. Foi realizado todo o protocolo de reanimação, mas não houve sucesso.
A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com os familiares e amigos deixados pelo paciente e garante que todo suporte necessário para tentar garantir a vida do paciente foi feito pelos profissionais de saúde da Unidade De Pronto Atendimento Elisabete Dias Marques.
NOTA DE ESCLARECIMENTO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2020
O InSaúde - Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão - responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento – Queimadinha, de Feira de Santana-BA, esclarece o procedimento de atendimento ao paciente Lourenço de Jesus Anjos, ocorrido na data de 07 de Novembro de 2020.
O paciente citado deu entrada na UPA da Queimadinha com queixa de plenitude abdoninal secundária ingesta de ovos associado a dejeções ausentes. Passou pelo procedimento de atendimento padrão, sendo acolhido e examinado pela área de enfermagem com indicação de sinais vitais dentro da normalidade, lúcido, orientado em tempo e espaço, sem sinais aparentes de gravidade. Dessa forma, o paciente foi triado pela enfermagem conforma gravidade dos sintomas relatados por ele .Ressaltamos que a classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência focada em avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos àssaúde ou grau de sofrimento.
Após a triagem e classificação estabelecida de acordo com as queixas do paciente, o Sr. Lourenço de Jesus Anjos foi orientado a aguardar atendimento médico conforme sua classificação. Todos os médicos da unidade estavam em atendimento, inclusive de casos mais graves do que o caso supra citado. O paciente inciou um quadro de mal estar na recepção da unidade, sendo imediatamente assistido e reclassificado. Infelizmente, o Sr. Lourenço de Jesus Anjos evoluiu com uma PCR (parada cardiorresporatória) assistida, sendo realizado todo o Protocolo de RCP conforma ACLS, porém não houve sucesso.
O InSaúde e toda a equipe de emergência e médica da UPA da Queimadinha se solidariza com a família e amigos do Sr. Lourenço de Jesus Anjos. Reafirma que todo o suporte necessário para tentar garantir a vida do paciente foi feito.
Reportagem Ana Meire Dias e Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 28°
Parcialmente nublado