Terça, 07 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Ciganos

O objetivo é que ocorra uma investigação imparcial," diz presidente do ICB sobre morte de ciganos na Bahia

O Instituto Cigano do Brasil (ICB)

16/08/2021 11h01 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

O Instituto Cigano do Brasil (ICB), solicitou através de ofício enviado na última quinta-feira (12) à Subprocuradora da República,  que as investigações sobre mortes dos 8 ciganos registradas em Vitória em Conquista-Ba sejam realizadas por órgãos federais. 

Segundo o cigano Rogério Ribeiro, presidente do ICB, o objetivo é que ocorra uma investigação imparcial. “Não é que não confiamos nas instituições do Brasil, mas quando se trata de crime de policiais envolvidos, o histórico é que exista corporativismo, corpo mole e não aprofundamento nas investigações”, afirma

Oito citações foram apresentadas como justificativa. São elas. 1) Policiais militares recebendo elogio individual pelas mortes de três ciganos em Anagé; 2) Investigação desarticulada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar; 3) Fragilidade no acolhimento das testemunhas pelo programa PROVITA; 4) MPE leniente com os abusos policiais (rapidamente arquivou investigação); 5) Policiais justiceiros querem matar, não querem prender; 6) Governador da Bahia calado; 7) Falta de eficiência nas investigações e corporativismo local; 8) Risco de novas execuções.

Oficio n° 097A/ICB/PGR, foi encaminhado para a Subprocuradora da República da   6 ª CCR/MPF, Dra. Eliana Peres Torelly de Carvalho. O pedido para federalizar as investigações, seguem  aguardando resposta.

Trecho do Oficio 

Diante das falhas e insegurança para proteger as testemunhas que se encontram apavoradas e resguardadas, os órgãos do sistema estadual não mostram condições de seguir no desempenho da função de investigação e proteção, pressupõe que órgãos estaduais estejam falhando, em geral, porque há um envolvimento da polícia local.

O ICB pede uma postura contundente e imparcial na apuração dos crimes, nas constantes violações de direitos humanos cometidas pela ação truculenta e desnecessária por parte da polícia. O pedido é que todas as ameaças, perseguições e formas de violência contra os Ciganos sejam consideradas violações aos direitos humanos e, consequentemente, investigadas pela Polícia Federal (PF).

Leia também https://www.conectadonews.com.br/noticia/10510/qa-policia-militar-nao-quer-prender-quer-matar-l-afirma-presidente-do-icb-sobre-mortes-de-ciganos

https://www.conectadonews.com.br/noticia/10305/suspeito-de-matar-policiais-na-bahia-morre-em-confronto-com-a-pm

https://www.conectadonews.com.br/noticia/10222/tres-ciganos-morrem-confronto-com-a-policia

https://www.conectadonews.com.br/noticia/2785/sete-ciganos-sao-presos-suspeitos-de-envolvimento-na-morte-de-2-policias

 

Reportagem Luiz Santos e Engledy Braga

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.