Terça, 07 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Justiça Caso Atakarejo

Defensoria pede reparação de R$ 200 milhões contra rede Atakarejo por assassinatos de tio e sobrinho na Bahia

Defensoria Pública do Estado da Bahia

03/08/2021 05h11
Por: Fonte: Ascom
 Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

Uma Ação Civil Pública (ACP) no valor de R$200 milhões foi ajuizada na Justiça pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) para que a rede de atacados Atakarejo possa reparar dano moral, social e coletivo causado à população baiana negra e consumidora.

O pedido foi feito na segunda-feira (02) em decorrência do episódio de humilhação e violação de direitos que culminou na morte do tio e sobrinho Bruno Barros (29) e Yan Barros (19), pelo furto de quatro pacotes de carnes em uma das unidades do atacadão, no Nordeste de Amaralina, em Salvador.

Caso seja deferida pelo Poder Judiciário, a indenização deverá ser revertida para o Estado da Bahia destiná-la para a população negra, em forma de políticas de proteção e prevenção, através da criação de um fundo estadual de combate ao racismo.

“A ACP busca a reparação do rebaixamento do patrimônio moral de toda população negra exposta às práticas racistas que levaram à execução de Yan e Bruno”, destacou o defensor público Rafael do Couto Soares, integrante do Grupo de Trabalho de Igualdade Racial, que ajuizou a ação junto com a coordenação da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria.

Pedidos para reparação

Além da indenização coletiva, a Defensoria solicitou que o Atakarejo elabore plano de combate ao racismo e ao tratamento discriminatório dentro de todas as suas unidades e de capacitação dos seus funcionários – incluindo terceirizados. O plano deve contemplar temas como o tratamento à população carente, a abordagem pacífica, evitando violência verbal ou física, além de formas de combate à discriminação racial de gênero.

Leia também 

https://www.conectadonews.com.br/noticia/9728/caso-atakarejo-justica-determina-prisao-preventiva-de-11-denunciados

https://www.conectadonews.com.br/noticia/9703/caso-atakarejo-suspeito-de-destacar-corpos-de-tio-e-sobrinho-e-liberado-pela-justica

https://www.conectadonews.com.br/noticia/9640/caso-atakarejo-qtreze-pessoas-foram-indiciadas-mas-alguns-ainda-nao-estao-presosq-diz-promotora-de-justica

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.