Terça, 07 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Famosos "Síndrome

"Síndrome de Burnout pode afetar pessoas de qualquer profissão", diz psicólogo Jota Cardoso

Segundo o psicólogo Jota Cardoso

24/06/2021 13h44 Atualizada há 4 anos
Por: Fonte: Conectado News
Reprodução redes socais
Reprodução redes socais

 

Incapacidade de se desligar do trabalho, cansaço físico e mental e distanciamento da vida social são alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico caracterizado por um estado de exaustão extremo relacionado ao trabalho.

Na última terça-feira (22) a jornalista e apresentadora da TV Bahia Jéssica Senra, revelou  em uma postagem no Instagram o motivo do afastamento repentino das telinhas, ela contou que teve um “princípio de burnout” e mencionou o alto grau de estresse que o trabalho tem lhe rendido, durante a pandemia, acompanhado de ataques gratuitos nas redes sociais. 

Segundo o psicólogo Jota Cardoso, a Síndrome de Burnout pode afetar pessoas de qualquer profissão, mas chama a atenção para profissões que trabalham diretamente com o público. “Destacamos os professores, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, policiais e jornalistas. No caso do jornalista, é porque precisa dispor de um grande tempo para produzir um programa, aquele estresse para produzir uma matéria, precisa de outras pessoas para produzir uma matéria”,explica.  

Depressão X Síndrome de Burnout

De acordo com o psicólogo, é importante saber diferenciar quadros de depressão da síndrome de Burnout. 

“A depressão é um transtorno mental, você fica depressivo ou está depressivo por conta de um estímulo externo, como por exemplo a perda de um trabalho ou de um ente querido. A síndrome de Burnout está relacionada a uma exaustão externa, sempre relacionada ao trabalho do indivíduo”, esclarece. 

Diagnóstico e tratamento

De acordo com ele, a Síndrome de Burnout deve ser  diagnosticada por um profissional da área de psicologia ou psiquiatria.

“O ser humano não pode funcionar 24h por dia precisa se desligar, se desconectar. O acompanhamento com o psiquiatra e psicológico são indispensáveis. Em alguns casos é preciso o tratamento medicamentoso, mas é necessário sempre o acompanhamento terapêutico, na terapia vai se trabalhar a organização de tempo e as estratégias de tratamentos ”, esclarece.

Jota Cardoso dá dicas para prevenir e evitar o esgotamento profissional. “Você precisa de uma atividade e um tempo de lazer que dê prazer, passear com seu pet, assistir um bom filme, praticar um esporte, essas são atividades que previne ”, concluiu o especialista.

Leia também https://www.conectadonews.com.br/noticia/8912/jornalista-jessica-senra-esta-afastada-da-da-tv-bahia

por Engledhy Braga

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Isabel dos SantosHá 4 anos Feira de Santana Estou me sentindo o tempo todo cansada!
Jaime Magalhães MoraisHá 4 anos Feira de SantanaBastante esclarecedor, Luiz
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.