Para registrar a passagem do aniversário de 45 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), completados no dia 31 de maio, o Magnífico Reitor Evandro do Nascimento realizou na manhã de terça-feira (8), pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Ele destacou que a história da instituição está marcada pelos avanços e contribuições da universidade para sociedade feirense nos diversos campos do ensino, pesquisas, atividades extensionistas e inovações, além de expectativas para o futuro da Uefs. “Queremos construir nosso futuro sem deixar de reivindicar para os próximos anos o direito de sonhar. E não haverá sonho melhor do que sermos um anteparo real contra a barbárie”, declarou Nascimento.
Entre as contribuições, o reitor ressaltou a consolidação do Centro Industrial do Subaé, que surgiu poucos anos antes da instituição, e foi beneficiado pela formação de engenheiros, administradores, economistas e contadores formados pela universidade. As participações continuaram no campo da saúde, salientando que através da pesquisa da Uefs ocorreu a identificação de alta incidência da anemia falciforme na população afrodescendente, e hoje o município conta com atendimento de referência para a doença. Na área de saúde bucal, servem como exemplos o núcleo de referência para tratamento de câncer de boca e as clínicas odontológicas que fazem em torno de 3550 procedimentos semestralmente.
O requerimento para o pronunciamento do reitor da Uefs foi protocolado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que compreende como extremamente relevante o papel da universidade na interiorização da educação superior no estado da Bahia. “Também pelo compromisso da comunidade acadêmica em garantir a educação de qualidade e socialmente referenciada. Além da discussão de uma concepção de universidade plural, tanto que a Uefs foi uma das primeiras instituições do país a adotar políticas de ações afirmativas, particularmente as cotas, o que contribuiu para diversificar o espaço da própria educação superior”, afirmou ele sobre a importância e contribuições da instituição. O edil complementou defendendo ser crucial saudar a universidade nesta data especial, como forma de defesa da educação e da reflexão crítica na sociedade.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Tempo limpo