Para registrar a passagem do aniversário de 45 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), completados no dia 31 de maio, o Magnífico Reitor Evandro do Nascimento realizou na manhã de terça-feira (8), pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Ele destacou que a história da instituição está marcada pelos avanços e contribuições da universidade para sociedade feirense nos diversos campos do ensino, pesquisas, atividades extensionistas e inovações, além de expectativas para o futuro da Uefs. “Queremos construir nosso futuro sem deixar de reivindicar para os próximos anos o direito de sonhar. E não haverá sonho melhor do que sermos um anteparo real contra a barbárie”, declarou Nascimento.
Entre as contribuições, o reitor ressaltou a consolidação do Centro Industrial do Subaé, que surgiu poucos anos antes da instituição, e foi beneficiado pela formação de engenheiros, administradores, economistas e contadores formados pela universidade. As participações continuaram no campo da saúde, salientando que através da pesquisa da Uefs ocorreu a identificação de alta incidência da anemia falciforme na população afrodescendente, e hoje o município conta com atendimento de referência para a doença. Na área de saúde bucal, servem como exemplos o núcleo de referência para tratamento de câncer de boca e as clínicas odontológicas que fazem em torno de 3550 procedimentos semestralmente.

O requerimento para o pronunciamento do reitor da Uefs foi protocolado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que compreende como extremamente relevante o papel da universidade na interiorização da educação superior no estado da Bahia. “Também pelo compromisso da comunidade acadêmica em garantir a educação de qualidade e socialmente referenciada. Além da discussão de uma concepção de universidade plural, tanto que a Uefs foi uma das primeiras instituições do país a adotar políticas de ações afirmativas, particularmente as cotas, o que contribuiu para diversificar o espaço da própria educação superior”, afirmou ele sobre a importância e contribuições da instituição. O edil complementou defendendo ser crucial saudar a universidade nesta data especial, como forma de defesa da educação e da reflexão crítica na sociedade.
Inclusão Vinte alunos da rede municipal de ensino cegos ou com baixa visão, são contemplados com óculos de última geração
Professor Professor tem que ser bem remunerado, afirma ministro da Educação Camilo Santana
Educação “Prejudica a educação”, diz deputado Robinson Almeida em audiência no MP sobre descumprimento da lei do magistério pela prefeitura de Feira
Educação Feira de Santana marca presença em evento internacional voltado a educação infantil
Feira de Santana Uefs realiza Pré-Marcha das Mulheres Negras em Feira
Feira de Santana Prefeitura realiza ação educativa em Festival Literário de Feira de Santana 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas