Quinta, 04 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Educação Feira de Santana

Aulas da rede estadual de ensino é iniciada de maneira remota e com alunos monitores

As aulas da rede estadual de ensino tiveram início na última segunda-feira

17/03/2021 13h17 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

As aulas da rede estadual de ensino tiveram início na última segunda-feira (15). Para essa primeira etapa, foi adotado a modalidade de aulas remotas, através da internet. A segunda fase será de forma híbrida, com aulas online e presencial, já a terceira será completamente presencial. 

Segundo o professor Arivaldo Vieira, diretor do Núcleo Territorial de Educação, a volta as aulas tem sito um momento difícil, porque precisa haver uma adaptação para esse processo de aulas remotas. 

“Nós colocamos internet em todas as escolas da nossa rede, elas estão preparadas, professores tiveram uma semana de pré-jornada, depois jornada pedagógica. Já existe vários processos de como atender nossa clientela, é isso que nós estamos fazendo agora nessa primeira semana”, ressaltou Arivaldo. 

Para os alunos que não possuem computador e acesso a internet, está sendo feita uma pesquisa para saber a quantidade exata de alunos com essa dificuldade. O estado apresenta uma opção com uso de cadernos de aprendizagem e a Tv Educa Bahia, com aulas gravadas para os alunos e o site educacao.ba de apoio aos professores. 

“Se o aluno não tem internet, e ele pode tem um aparelho, ele pode se deslocar até a escola, baixar esses arquivos e ele vai estar exatamente adequado porque lá eles tem Wi-Fi e vai usar a internet da escola. Segundo ponto, mas ele não quer vim, agenda com a escola, ele vai lá e vai pegar os cadernos de aprendizagem para que ele possa dar seguimento e também consta com eles que o livro didático já está com eles”, ressaltou o professor. 

Uma novidade para esse modelo de ensino, são os alunos monitores, que receberão uma ajuda fincaceira de R$100 para que possam auxiliar os colegas sendo o monitor da turma. Para isso, as notas em 2019 nas disciplinas Português e Matemática precisa ser de 8 ou mais. 

“Essa bolsa foi destinada R$100, eles vão ter que ser cadastrados na unidade escolar, esse alunos tem que ter uma nota no mínimo 8, em português e matemática. São dois monitores por sala, nesse caso, virtualmente eles passam a trabalhar com os colegas deles dando suporte”, afirmou Arivaldo. 

Os alunos que queriam ser monitores precisam, além de ter tirado nota 8, realizar um cadastro no site da Secretaria de Educação.

Reportagem Edvaldo Peixoto e Danilo Abravanel

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.