Deputado Estadual Binho Galinha tem Mandato Suspenso após prisão
O deputado estadual Binho Galinha (PRD) teve o mandato suspenso pela direção nacional do partido. A decisão foi tomada após a prisão do parlamentar, que está detido em Salvador desde o dia 3 de outubro.
De acordo com o PRD, a suspensão vai valer até o julgamento final do processo. O gabinete do deputado já foi informado oficialmente sobre a medida.
Binho Galinha é acusado de comandar uma milícia que atuava em Feira de Santana e outras cidades. Segundo as investigações das operações El Patrón e Estado Anômico, o grupo seria envolvido em crimes como lavagem de dinheiro, agiotagem, tráfico de drogas, jogo do bicho e comércio ilegal de armas.
O deputado se entregou dois dias após ser alvo da operação Estado Anômico. Na última sexta-feira (10), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou votação secreta sobre o caso. Foram 34 votos pela manutenção da prisão, 18 pela soltura, um se absteve e dez deputados não compareceram.
Em nota, a defesa do parlamentar afirmou que ele é inocente.
“O deputado tem colaborado com as autoridades desde o início das investigações e confia que a Justiça vai esclarecer todos os fatos”, informou a defesa do deputado.
Binho Galinha já responde a duas ações penais apresentadas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) — uma em dezembro de 2023 e outra em fevereiro deste ano.
Lideranças do PRD na Bahia confirmaram que a decisão de suspender o mandato foi alinhada com a direção nacional, embora a notificação formal ainda não tenha chegado à secretaria estadual do partido.
Créditos: Ame Publica
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 32°
Tempo limpo