O projeto Piauí Inteligência Artificial, criado pelo governo do estado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi selecionado para a edição de 2025 do Prêmio Unesco–Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, que reconhece o uso inovador de tecnologias da informação e comunicação na educação. A iniciativa, indicada pela Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, propõe uma integração crítica e responsável da inteligência artificial (IA) no ensino público, com foco em equidade e inclusão.
De acordo com a Unesco, o programa busca tornar a disciplina de IA obrigatória do 9º ano do Ensino Fundamental ao final do Ensino Médio, em um curso de três anos que alia ética digital, atividades presenciais e recursos acessíveis para escolas com infraestrutura limitada. Atualmente, o projeto beneficia mais de 90 mil estudantes e já capacitou 680 professores em 540 escolas estaduais.
Entre os quatro projetos laureados, o Piauí Inteligência Artificial foi elogiado pelo júri internacional como um “modelo abrangente e inclusivo, capaz de empoderar educadores e agentes sociais”. O Ministério das Relações Exteriores celebrou a conquista, destacando que a seleção “reflete a importância atribuída pelo Brasil às tecnologias digitais como aliadas do desenvolvimento social e educacional”.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 35°
Tempo limpo