Sábado, 11 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia centers na Bahia

ALBA e governo se reúnem com empresa que promete investir R$ 900 mi em data centers na Bahia

Projeto prevê implantação de data centers tier 1 com capacidade total de 85 MW utilizando energia eólica

11/10/2025 12h11
Por: Mayara Naylanne
Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA

 A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), intermediou uma reunião estratégica nesta sexta-feira (10) entre representantes do governo do estado e da Renova Energia, que apresentou o projeto de implantação dos data centers da Bahia.

A empresa promete transformar a região de Igaporã e Caetité em um dos maiores polos de tecnologia e energia sustentável do país. Com investimento estimado em R$ 900 milhões, o projeto abrange a implantação de data centers tier 1 com capacidade total de 85 MW, conectados diretamente à infraestrutura de energia limpa do Complexo Eólico Alto Sertão III, da Renova.

A empresa já atua em Caetité, Igaporã, Guanambi e Licínio de Almeida, e agora expande sua presença com uma iniciativa que unirá energia renovável, conectividade e tecnologia de ponta. O empreendimento que já está em fase de implantação terá geração de 120 empregos diretos e indiretos.

Participaram do encontro o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcius Gomes, o presidente da Renova, Sergio Brasil, o cofundador Renato Amaral, a gerente de Engenharia, Maria da Penha, a gerente de Sustentabilidade e ESG, Scheila Macedo, e o prefeito de Igaporã, Neto.

Durante o encontro, foram discutidos pontos essenciais para a viabilização do investimento, como inventivos fiscais, segurança patrimonial, inclusão de Data Centers em novos projetos de P&D, além de impulsionar o desenvolvimento regional com a criação da Cidade Data Center, que contará com programas de capacitação profissional e formação de mão de obra tecnológica.

"Estamos falando de um investimento que representa o futuro em tecnologia, sustentabilidade e oportunidades para a Bahia. É o sertão baiano liderando a transformação digital e energética do Brasil", afirmou Ivana Bastos.

Além do impacto econômico, o projeto também fortalece a agenda ambiental, com uso otimizado de água, eficiência energética e operação 100% renovável, integrando energia eólica e solar.

Para Ivana Bastos, "com os novos Data Centers, a Bahia se consolida como referência nacional em infraestrutura digital e energia limpa, atraindo empresas globais e abrindo caminho para o desenvolvimento tecnológico do interior e em todo o estado", enfatizou a parlamentar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.