Sexta, 10 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Refis do IPVA

Bahia oferece Refis do IPVA com até 95% de desconto em juros e multas para débitos até 2024

Todos os proprietários de veículos que possuem dívidas de IPVA geradas até 31 de dezembro de 2024 podem aproveitar os descontos.

10/10/2025 11h19 Atualizada há 3 horas
Por: Mayara Naylanne
Foto ilustrativa: Antônio Queirós/GOVBA
Foto ilustrativa: Antônio Queirós/GOVBA

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), está oferecendo um programa de recuperação de créditos (Refis) voltado para os proprietários de veículos com débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) gerados até dezembro de 2024. O programa permite descontos de até 95% nos juros e na multa por atraso do imposto.

De acordo com o superintendente de administração tributária da Sefaz-BA, Augusto Guenem, cerca de 500 mil contribuintes estão em situação de inadimplência com o IPVA. Destes, aproximadamente 220 mil já terão a dívida perdoada automaticamente, com base em autorização da Assembleia Legislativa do Estado, para débitos de até R$ 470.

“A maioria dessas dívidas perdoadas são de motos, e muitos dos contribuintes beneficiados já estão falecidos — cerca de 190 mil”, explicou Gunem, em entrevista ao programa Levante a Voz.

Todos os proprietários de veículos que possuem dívidas de IPVA geradas até 31 de dezembro de 2024 podem aproveitar os descontos. O IPVA de 2025 não entra no Refis.

“Por exemplo, se o contribuinte devia R$ 1.000 de IPVA de 2022, ele não terá desconto sobre esse valor principal, mas sim sobre os acréscimos — a multa de 70% e os juros acumulados ao longo dos anos. Esses acréscimos podem ter desconto de 95%”, explicou Gunem.

Os interessados devem acessar o site da Sefaz-BA: www.sefaz.ba.gov.br. Lá, um banner direciona o contribuinte para simular o valor atualizado do débito com o desconto e emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamento.

O procedimento exige o número do Renavam do veículo. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte poderá também quitar o licenciamento, se estiver atrasado.

Segundo Gunem, o pagamento do débito pode ser feito no momento da abordagem, desde que a autoridade policial permita. A Sefaz não participa diretamente das blitzes; a liberação do veículo dependerá do entendimento da Polícia Militar.

Além do IPVA, o Estado está oferecendo 50% de desconto na taxa de licenciamento anual para débitos vencidos até 2024. “O documento de circulação do veículo — o CRLV — é composto pelo IPVA, licenciamento e eventuais multas de trânsito. O contribuinte precisa estar com tudo em dia para circular legalmente”, reforçou Gunem.

O pagamento da taxa de licenciamento pode ser feito pelo site de serviços do Estado (www.ba.gov.br

), no aplicativo SAC Digital, ou presencialmente, em agências do Banco do Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.