Sexta, 10 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia EMBASA

Obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Conceição do Coité começa a ser realizada pela Embasa

Bahia

09/10/2025 17h35
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Embasa deu início à obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitária no município de Conceição do Coité, na região sisaleira. Nesta 1ª etapa, serão implantados quase 70 km de redes coletoras de esgoto para atender aos bairros de Vila Rica, Carijé, Cruzeiro, Nova Esperança, Barreiros, Vila Toide, Centro, Sonho Meu, Pampulha, Cruzeiro, Madureira, Loteamento Ouro, Olhos d'água e Marajoara. Estão sendo investidos mais de R$ 53 milhões, com recursos da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan), para levar este importante serviço de saneamento à população local.

Será construída, na Estrada da Goiabeira, uma Estação com capacidade para tratar até 70 litros de esgoto por segundo. Além dela, o sistema contará com uma estação elevatória de esgoto, 2,5 km de linhas de recalque e 40 km de ramais prediais. Nesta primeira etapa, o sistema de esgotamento sanitário de Coité vai beneficiar em torno de 23 mil moradores.

Quando entrar em operação, o novo sistema vai garantir ao município mais de 45% de cobertura com esgotamento sanitário, reduzindo o lançamento indevido de esgotos domésticos nas vias públicas e o risco de contaminação. “A melhoria na saúde pública será um dos grandes benefícios trazidos pelo sistema de esgotamento. Esgoto tratado e destinado corretamente não polui as águas, o solo, o meio ambiente, não atrai animais e insetos transmissores de doenças. Ou seja, é garantir mais saúde e qualidade de vida para todos”, argumenta o gestor da obra Mário May, da Gerência de Expansão Norte da Embasa.

A obra deve ser concluída no 2º semestre de 2027. Até lá, os moradores dos bairros contemplados devem ficar atentos aos avisos e reuniões que a Embasa vai fazer com a comunidade para informar sobre a evolução das obras. “Neste primeiro momento, a empresa contratada pela Embasa para executar as obras está montando o canteiro e fazendo o serviço de terraplanagem e limpeza no terreno onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto”, informa o gerente.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.