Quinta, 25 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Homicídio

Dois estudantes morrem e três ficaram feridos em ataque a escola no Ceará

Os estudantes mortos estavam no pátio da escola quando foram baleados nesta quinta (25). Criminosos fizeram os disparos da calçada da escola

25/09/2025 15h47
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Mateus Ferreira/ SVM/ Arquivo pessoal
Foto: Mateus Ferreira/ SVM/ Arquivo pessoal

Fonte: G1 CE

Dois alunos foram mortos e três ficaram feridos após serem atingidos por tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). Câmeras de segurança filmaram o momento em que dois criminosos chegam de moto, estacionam em uma rua ao lado, correm até a escola e fazem os disparos da calçada, pela grade. O pátio da escola estava cheio porque os alunos estavam no intervalo entre as aulas.

As vítimas tinham 16 e 17 anos e foram identificadas como Vitor Guilherme e Cláudio. Os três alunos feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. No início da tarde, o hospital informou que dois deles receberam alta. O terceiro adolescente permanecia internado até a última atualização desta reportagem.

A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Uma das linhas de investigação é que os crimes tenham elo com uma possível disputa de organizações criminosas.

Na ocorrência, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram apreendidas com uma das vítimas.

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informa que todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes", afirmou a pasta.

Na quarta-feira (24), houve uma tentativa de homicídio ao lado de outra escola pública em Sobral, no Bairro Sumaré. Não se sabe ainda se os dois crimes estão relacionados. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que enviou a cúpula da Secretaria da Segurança para Sobral para reforçar a investigação do caso. "Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel", disse.

A Secretaria da Educação do Ceará, em nota, lamentou o caso. Não haverá aula na unidade na sexta-feira (26). "A comunidade escolar também contará com suporte dos profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional no retorno às aulas, a partir de análise da escola e da própria Crede", informou.

Já o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, afirmou que utiliza a Guarda Municipal no entorno da escola para reforçar a segurança e vai fornecer "apoio integral" às famílias atingidas.

'Passaram atirando', diz aluno

Um aluno, que conhecia as vítimas, mas faltou à aula nesta quinta, disse que acordou surpreso com a notícia. "Hoje eu não vim, não sei se foi livramento, coincidência, não sei. Mas a gente sempre fica ali [no pátio]. E hoje, falaram que passaram atirando. E quando eu acordei, já foi com a notícia", afirmou.

Outro aluno relatou medo após os tiros. "Não dá nem mais ânimo, assim, de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?". Ele informou que os alunos foram liberados das atividades nesta quinta (25), mas que ele e alguns colegas têm receio de retornar às aulas.

Ministro da Educação lamenta caso

O ministro da Educação, Camilo Santana, que é cearense, usou as redes sociais para lamentar o caso. "Recebi com tristeza e indignação a notícia de violência à Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no Ceará, que resultou na morte de dois estudantes e deixou outros feridos", disse.

Camilo disse que telefonou para o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e para o prefeito Oscar Rodrigues, colocando toda a estrutura do MEC à disposição.

    "Nossas equipes especializadas em situações de crise e violência extrema já acompanham o caso de perto, por meio do Núcleo de Resposta e Reconstrução de Comunidades Escolares", explicou o ministro.

"A hora é de unir forças e trabalharmos, juntos, para preservar a escola como espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento. Meus sentimentos e minha solidariedade às famílias das vítimas, estudantes, professores e toda a comunidade escolar", complementou Camilo.

Ministério Público acompanha

Uma comitiva do Ministério Público do Estado do Ceará esteve presente em uma visita à escola no início da tarde desta quinta-feira (25). Conforme o promotor de Justiça José Borges de Morais, uma das prioridades é promover o acolhimento das vítimas da violência cometida na escola.

O promotor também comentou que o órgão acompanha as investigações policiais para apurar as motivações do ataque.

“O Ministério Público está atuando nesse caso em duas frentes. A primeira delas é exatamente acompanhar as investigações policiais pra poder dar uma resposta estatal forte contra o crime, eventualmente contra o crime organizado. E o Ministério Público vai buscar a responsabilização de todos aqueles que estão envolvidos com esse caso”, afirmou o promotor de Justiça em entrevista à TV Verdes Mares.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.