Quinta, 25 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Redução de acidentes

Feira de Santana realiza evento com foco em mototaxistas e redução de acidentes

O superintendente também confirmou que, além dos cursos e eventos, a SMT levará ações educativas para as ruas nos próximos dias.

25/09/2025 15h50 Atualizada há 5 horas
Por: Mayara Naylanne
Fotos: Apolo Rocha
Fotos: Apolo Rocha

Com o tema “Desacelere, o bem maior é a vida”, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), realizou nesta quinta-feira (25) um importante evento no Centro de Convenções, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito 2025.

A atividade foi direcionada, especialmente, para mototaxistas e motofretistas, categorias que registraram crescimento significativo após a pandemia, mas também estão entre as mais vulneráveis a acidentes de trânsito.

Segundo o superintendente municipal de trânsito, Ricardo da Cunha, o evento representa um "divisor de águas" no diálogo com esses profissionais. “Após a pandemia, houve um aumento considerável nesse tipo de serviço em todo o mundo  e, com ele, os acidentes também cresceram. Esse momento é fundamental para abrirmos um canal de diálogo direto com os mototaxistas e motofretistas. Estamos oferecendo cursos gratuitos, ouvindo as demandas da categoria e planejando ações para reduzir os sinistros”, afirmou.

Ricardo da Cunha também chamou atenção para a falta de dados concretos sobre acidentes de trânsito em Feira de Santana, o que dificulta a formulação de políticas públicas mais efetivas. Para resolver isso, a SMT está em processo de integração de informações com o SAMU e o Hospital Clériston Andrade.

“Muitos acidentes acontecem e não são registrados adequadamente. Às vezes a pessoa é socorrida por um particular e os dados se perdem. Estamos firmando parcerias com o SAMU e o hospital para unificar os sistemas e termos um retrato mais real do que acontece nas ruas de Feira de Santana”, explicou.

O superintendente também confirmou que, além dos cursos e eventos, a SMT levará ações educativas para as ruas nos próximos dias.“Essa semana é o início de um processo. A partir do que for identificado nos cursos e no diálogo com os trabalhadores, vamos tomar novas medidas. O objetivo é claro: reduzir acidentes e preservar vidas.”

Representando a  Associação dos Motoristas e Motociclistas de App - AMABA Celso, falou  sobre as dificuldades enfrentadas diariamente pelos motoboys e cobrou ações concretas do poder público.

“Esse momento de conscientização é muito importante pra nossa classe. Estamos aqui tentando evitar acidentes, evitar perdas irreparáveis. Mas também viemos cobrar. Temos mais de 20 vídeos mostrando motoboys perdendo rodas por causa de buracos no anel de contorno. Cada roda custa de R$ 350 a R$ 500. Quem paga esse prejuízo?”, questionou.

Celso destacou ainda um caso recente envolvendo um acidente grave em decorrência de um buraco, que deixou um trabalhador com o pé fraturado e em recuperação após cirurgia.

“Se não tivesse o buraco, talvez o acidente não teria acontecido. No mesmo dia, tivemos mais acidentes na mesma região. Não dá mais pra ignorar isso.”

Ele também denunciou a ausência de apoio das plataformas de entrega. “Temos colegas que sofreram acidentes com corridas ativas no iFood, e a plataforma diz que não tem responsabilidade. Mas como assim, se estamos realizando uma entrega da empresa? Precisamos ser ouvidos.”

Em meio às falas sobre segurança no trânsito, Celso aproveitou para fazer um alerta relacionado à saúde mental da categoria, reforçando a importância do evento também no contexto do Setembro Amarelo:

“É triste dizer isso, mas muitos colegas estão abalados emocionalmente. Ontem mesmo, aconteceu um acidente grave porque um motoboy tentou furar o sinal, achando que daria tempo. Acabou sendo atingido por um caminhão. A moto virou perda total. A pressão por tempo, por entrega, por dinheiro, é muito grande. Mas é melhor chegar vivo e ganhar menos do que se arriscar por uma corrida.”

Temas da campanha

Foto: Onildo Rodrigues 

A campanha nacional deste ano traz como tema central “Desacelere: o bem maior é a vida”, definido pela Resolução nº 1014/2024 do Conselho Nacional de Trânsito- CONTRAN. Já o tema adotado localmente é “Segurança não atrasa, salva vidas”, reforçando a necessidade de atenção e responsabilidade dos condutores.

“Os temas se complementam. Foram escolhidos com participação popular e refletem a urgência de cuidarmos uns dos outros no trânsito. A segurança é prioridade e precisa estar acima da pressa”, concluiu Ricardo da Cunha.

A Semana Nacional de Trânsito segue com outras atividades educativas, palestras e mobilizações até o fim do mês. 

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.