Quarta, 24 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Sindicancia

Neto Bahia fala sobre sindicância que apura publicação de nomes de pessoas com doenças crônicas no Diário Oficial

Segundo Neto, ainda não há documentos ou oitivas realizadas, pois o trabalho está em fase inicial de planejamento

23/09/2025 18h33 Atualizada há 17 horas
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Feira de Santana instaurou, na segunda-feira (22), uma comissão de sindicância para apurar a publicação indevida dos nomes de pessoas com doenças crônicas no Diário Oficial do Município. O caso causou grande repercussão e preocupação quanto à exposição de dados sensíveis da população.

O presidente da comissão, Neto Bahia, secretário de Governo, concedeu entrevista ao programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News, e ao site Conectado News, nesta terça-feira (23), para esclarecer os primeiros passos da investigação.

“A comissão foi publicada ontem e hoje já iniciamos os trabalhos. Estamos elaborando o roteiro de apuração, definindo quem será ouvido e quais documentos serão solicitados. O prazo é excepcionalmente de 15 dias, por determinação do prefeito José Ronaldo, justamente pela gravidade dos fatos e pela necessidade de celeridade”, explicou.

Segundo Neto, ainda não há documentos ou oitivas realizadas, pois o trabalho está em fase inicial de planejamento.“Não temos ainda nenhuma informação formal em mãos. A comissão está organizando o cronograma e os procedimentos a serem adotados para iniciar efetivamente a apuração”, afirmou.

Caso a sindicância confirme falhas administrativas ou responsabilidade de servidores, medidas disciplinares poderão ser adotadas.“Se for constatado algum erro, o prefeito poderá determinar a abertura de processo administrativo. A partir daí, poderão ocorrer advertências, exonerações ou outras medidas cabíveis para evitar que situações semelhantes voltem a acontecer”, disse Neto Bahia.

A comissão de sindicância é composta por três membros: o próprio Neto Bahia (presidente), o secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Matos, e a procuradora do município, Dra. Juliana Nascimento da Silva, que atua como secretária da comissão e será responsável por conduzir os registros das oitivas e intimações.

Neto Bahia encerrou a entrevista reafirmando o compromisso com a transparência e com o direito à privacidade dos cidadãos.

“Lamentamos o ocorrido. A Prefeitura está empenhada em esclarecer os fatos e garantir que isso não volte a acontecer. Estaremos à disposição para divulgar as informações que forem possíveis, com responsabilidade e dentro dos limites legais”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.