O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esclareceu que o projeto de ligação ferroviária entre Feira de Santana e Salvador ainda está em fase de estudos técnicos e econômicos, sem previsão imediata de recursos ou de início das obras.
De acordo com Rui, a proposta prevê a recuperação da antiga linha férrea que sai de Simões Filho, passa por Camaçari, Dias D’Ávila e Alagoinhas, chegando até Juazeiro. A ideia é modernizar os trilhos e conectar o sistema ao metrô em Águas Claras, em Salvador, por meio de um trecho complementar de aproximadamente 9 quilômetros.
“Estamos avaliando alternativas, como o uso de VLT elétrico ou movido a hidrogênio. Mas quero deixar claro que este projeto ainda está na fase de estudos de viabilidade técnica e econômica. Não há, neste momento, recursos alocados ou prazo para execução”, destacou o ministro.
Rui Costa lembrou que, em todo o mundo, sistemas de transporte de massa — como metrô, VLT ou trem — não se sustentam apenas com a tarifa paga pelos usuários, sendo necessária forte participação do poder público.
O ministro frisou ainda que o governo do Estado, em parceria com o governo federal, só anunciará novidades quando houver conclusões concretas dos estudos e definição das fontes de financiamento.
“É importante que a população de Feira de Santana não veja como promessa ou anúncio oficial, mas como um estudo em andamento. Assim que houver viabilidade e recursos, informaremos à sociedade”, concluiu.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 23°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas