Quatro integrantes de uma organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de animais silvestres foram presos nesta sexta-feira (22) durante a Operação Voo Livre, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia, em Poções, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal. Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Poções, Iguaí e Boa Nova.
Entre os presos estão um comerciante apontado como articulador das vendas, dois responsáveis pela captura dos animais e um homem encarregado do transporte. A ação resgatou centenas de aves, como papa-capim, sabiá, chorão e pássaro-preto, além de apreender motocicletas usadas na captura.
De acordo com o MP, Poções era o centro da distribuição, com rotas principalmente para São Paulo. As aves eram retiradas do Parque Nacional de Boa Nova, armazenadas em residências, vendidas em feiras livres e transportadas em ônibus, muitas vezes com passageiros aliciados para assumir a posse durante fiscalizações.
Segundo o promotor de Justiça Mateus Alves Cavalcanti, a operação contribui para a conservação da fauna silvestre e combate o comércio ilegal de aves em Poções e outros estados.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsas