Sexta, 22 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Mundo Governo Trump

Governo Trump anuncia revisão de mais de 55 milhões de vistos

Análise terá como foco identificar violações que possam levar à deportação

22/08/2025 10h45
Por: Mayara Naylanne
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (21) que vai revisar os vistos de mais de 55 milhões de pessoas que tiveram sua entrada no país validada. De acordo com a Casa Branca, a análise terá como foco identificar violações que possam levar à deportação. A medida é mais uma marca da repressão crescente do presidente Donald Trump contra estrangeiros autorizados a permanecer no país. As informações são do jornal O Globo e do portal InfoMoney.

Segundo a reportagem, o Departamento de Estado americano afirmou que “todos os portadores de visto dos EUA, o que pode incluir turistas de muitos países, estão sujeitos a uma verificação contínua”, com foco em qualquer indício de que eles possam ser inelegíveis para obter permissão para entrar ou permanecer nos Estados Unidos.

Caso “violações das regras de imigração” sejam identificadas, o visto será imediatamente revogado, e o cidadão estrangeiro pode ser deportado caso esteja em solo norte-americano – incluindo, inclusive, aqueles que estejam fazendo turismo nos Estados Unidos.

Desde que assumiu o governo em janeiro, Trump tem se concentrado na pauta da imigração, com uma extensiva operação para deportação de imigrantes ilegais que residem no país, bem como portadores de vistos de estudante e de intercâmbio.

Agora, o novo posicionamento do Departamento de Estado americano sugere que o processo de verificação contínua, que autoridades reconhecem ser demorado, será muito mais difundido, afetando até mesmo aqueles aprovados anteriormente a permanecer nos EUA, que poderão ter suas permissões revogadas abruptamente.

De acordo com o órgão, indicadores de inelegibilidade como pessoas que permanecem além do prazo autorizado descrito no visto, atividade criminosa, ameaças à segurança pública, envolvimento em qualquer forma de atividade terrorista ou apoio a uma organização terrorista, estão sendo observados.

“Analisamos todas as informações disponíveis como parte de nossa verificação, incluindo registros policiais ou de imigração ou qualquer outra informação que venha à tona após a emissão do visto indicando uma possível inelegibilidade”, disse o departamento.

Além disso, autoridades já indicaram que as revisões incluíram o vasculhamento de todas as contas de mídia social dos titulares de visto, registros policiais e de imigração em seus países de origem, junto a quaisquer violações passíveis de ação judicial da lei dos EUA cometidas enquanto estavam nos Estados Unidos.

“Como parte do compromisso do governo Trump de proteger a segurança nacional e a segurança pública dos EUA, desde o dia da posse, o Departamento de Estado revogou mais do dobro de vistos, e quatro vezes mais vistos de estudante, do que durante o mesmo período do ano passado”, afirmou o Departamento de Estado.

O governo Trump vem impondo cada vez mais restrições e exigências aos requerentes de visto, incluindo a obrigatoriedade de se submeterem a entrevistas presenciais. A revisão de todos os portadores de visto parece ser uma expansão significativa do que inicialmente era um processo focado em estudantes envolvidos atividades consideradas pelo governo como “pró-palestinas” ou “anti-Israel”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.