O Procon de Feira de Santana protocolou, na última sexta-feira (8), uma representação junto à 16ª Promotoria do Ministério Público da Bahia contra a Coelba, alegando dificuldades no atendimento aos consumidores e baixa taxa de conciliação em audiências.
Segundo o superintendente do órgão, Mauricio Carvalho, desde o momento em que o consumidor agenda e comparece ao Procon, já enfrenta obstáculos. “No primeiro contato telefônico, a equipe da Coelba parece reduzida, o que torna o atendimento mais demorado. Além disso, a empresa raramente chega a um acordo durante as audiências, demonstrando postura intransigente, o que prejudica diretamente o consumidor”, afirmou.
O Procon também registra elevado número de reclamações sobre a execução de serviços e sobre as constantes quedas de energia na cidade, sem transparência sobre as causas. “Imagine o prejuízo que os consumidores têm tido aqui em Feira de Santana. Não sabemos por que isso está acontecendo e precisamos de respostas”, ressaltou o superintendente.
De acordo com ele, a taxa de conciliação com a concessionária é considerada muito baixa. “Nas audiências, praticamente zero. Em alguns casos, chega a 5% ou 10%, mas isso é muito pouco, porque energia é um serviço essencial e muito demandado. Queremos apenas melhorar essa relação, para que a Coelba receba pelo que faz de forma correta, mas preste um bom serviço à comunidade”, disse.
O objetivo do Procon, ao acionar o Ministério Público, é buscar a mediação da instituição para instaurar um procedimento que possa resultar em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes, visando a melhoria no atendimento e na prestação do serviço de energia elétrica no município.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
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