Dar risadas pode melhorar o bem-estar emocional e aliviar o estresse, e isso não é mero achismo: um novo estudo, publicado no Journal of Happiness Studies no final de julho, mostrou que a terapia da risada, ou risoterapia, pode, de fato, reduzir a ansiedade e melhorar a satisfação com a vida em adultos.
A terapia do riso é uma prática terapêutica complementar que usa o bom humor como ferramenta para o bem-estar físico e mental dos pacientes. O método utiliza exercícios e atividades que provoquem o riso e é indicado no tratamento de pessoas em doenças terminais e com depressão.
O trabalho buscou entender como a risada poderia melhorar a saúde geral das pessoas. Para isso, pesquisadores da Universidade de Jaén, na Espanha, realizaram uma meta-análise de 33 estudos realizados nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio.
A maioria dos participantes era estudante de enfermagem, mas também incluía pessoas em cuidados paliativos, cirurgias ou fertilização in vitro, bem como indivíduos com depressão ou burnout.
Os pesquisadores descobriram que a terapia do riso demonstrou benefícios na redução da ansiedade e na melhora da satisfação com a vida. Entre as técnicas de risoterapia analisadas pelo estudo, a laughter yoga (ou yoga do riso) foi a que mostrou efeitos mais expressivos. Isso pode estar relacionado ao fato de que o riso induz mudanças fisiológicas que reduzem o cortisol, hormônio produzido em resposta ao estresse, e aumentam as endorfinas, responsáveis por sensação de bem-estar.
Diante dos resultados, os autores incentivam o uso da terapia da fala como terapia complementar, considerando especialmente a busca crescente por intervenções que promovam o bem-estar emocional.
Fonte CNN Brasil
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas