Segunda, 04 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Brasil prisão de 73 CACs

Ações da PF resultam na prisão de 73 CACs em 2025

Desde julho, a PF tem cuidado do certificado de registro e cadastro de armas de CACs

04/08/2025 06h01
Por: Mayara Naylanne
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Polícia Federal (PF) prendeu 73 CACs (Caçadores, atiradores e colecionadores) neste ano. Entre os crimes cometidos estão: estelionato, furto, roubo, homicídio e feminicídio. Os dados são do último balanço realizado pelo órgão nesta sexta-feira (10) e obtidos pela Folha de SP.

Desde julho, a PF tem cuidado do certificado de registro e cadastro de armas de CACs, atribuição passada ao órgão pelo governo federal através de um decreto em 2023. A mudança ocorreu em meio ao entendimento de que o Exército, ex-responsável pela função, falhou nos processos fiscalizatórios, e de que no órgão haveria maior controle.

Um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou que o Exército teve problemas em comprovar a idoneidade de quem obteve ou renovou o registro de CAC. O relatório mostrou que 5.200 condenados pela Justiça conseguiram obter, renovar ou manter o registro de CAC no Exército entre 2019 e 2022. Eles respondiam principalmente a acusações por porte ou posse ilegal de armas, lesão corporal e tráfico de drogas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.