A reação do governo brasileiro à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos nacionais gerou opiniões divididas. Pesquisa Genial/Quaest aponta que 44% da população considera que Lula e o PT estão fazendo o que é "mais certo", enquanto 29% preferem Bolsonaro e seus aliados. Outros 15% não escolhem nenhum dos lados e 12% não souberam ou não responderam.
O levantamento, realizado entre 10 e 14 de julho com 2.004 entrevistados, tem margem de erro de dois pontos percentuais. Em resposta à medida de Donald Trump, o governo sancionou a Lei da Reciprocidade, permitindo ações proporcionais às adotadas por outros países, atingindo setores como suco de laranja, aço e celulose.
Trump enviou uma carta acusando o Brasil de “ataques insidiosos”, e Lula classificou a fala como “desrespeitosa”, reforçando que a diplomacia não deve ser substituída por “vídeos ou postagens na internet” e que o país reagirá “com firmeza” a tentativas de pressão ou ofensa à soberania.
Segundo a mesma pesquisa, 74% dos eleitores de Bolsonaro apoiam a união entre governo e oposição contra a tarifa. No geral, 84% da população defende esse alinhamento, incluindo 93% dos petistas, que veem a “defesa do Brasil” como prioridade diante da crise comercial.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 26°
Chuva