Conhecida como “Lua do veado”, a lua cheia do mês de julho proporcionará um espetáculo celeste nesta quinta-feira (10), das 18h até as 6h. Este fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona de maneira oposta ao Sol, expondo uma nova face, em que aparece totalmente iluminada. A ciência convida a todos pelo mundo a participar acopanhando esse fenômeno lunar que acontece de forma anual.
Mas por que “do veado”? O apelido informal vem de tradições norte-americanas, que dão um nome para cada fase da Lua cheia. A Lua do veado recebe este nome por ter relação com o mês de julho. Nos Estados Unidos, este período marca a época em que os veados e cervos começam a desenvolver seus chifres, entrando na fase adulta.
Fascinante e exuberante, destacada pela luminosidade, a Lua cheia surge como um disco brilhante e pode causar a impressão de estar mais perto ou mais baixa na perspectiva da Terra. Ela nasce no horizonte leste aproximadamente no momento em que o Sol se põe no horizonte oeste – e se põe ao amanhecer, quando o Sol nasce.
Foto: Reprodução
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 30°
Tempo nublado