Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão
A grande maioria das obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no governo Lula 3, ainda não foram licitadas, é o que revela o TransfereGov, sistema do governo federal. Dos mais de R$ 48 bilhões de reais em contratos firmados com estados e municípios para obras desde 2023, apenas R$ 5,5 bilhões foram licitados, o restante ainda não saiu do papel.
Em nível Bahia, temos as obras da expansão do metrô de Salvador e a duplicação do anel de contorno, que foi autorizada em cerimônia realizada no dia (19) de maio. Ao Conectado News, o prefeito José Ronaldo (UB) afirmou que as obras objeto de convênio entre governo federal e Prefeitura, foram todas licitadas.
"Do que é de responsabilidade do município, já foi tudo licitado, publicado e inserido no sistema TransfereGov do governo federal, não deixamos de realizar nenhuma licitação, algumas dessas, a empresa já está recebendo a ordem para começar o serviço, outras, estão em fase de recurso, ou seja, está prestes a concluir todo o processo, o PAC lançado recentemente, e que encaminhamos vários pedidos, estão em análise em Brasília/DF, estamos aguardando essa manifestação, os que forem aprovados, imediatamente serão publicados. Cabe salientar, que existem três creches paradas em Feira de Santana há cinco anos, uma creche na Asa Branca, a segunda no Conjunto Feira VII e outra no Conjunto Paulo Souto, estive em Brasília e consegui a liberação no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), para que fosse autorizada o reinício das obras, na quinta (5), tivemos uma reunião, autorizei a elaboração do projeto com um prazo de 15 dias para que seja concluído, a fim de que seja feita uma nova licitação pública e a retomada dessas obras".
Ver essa foto no Instagram
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 26°
Tempo limpo