Fonte: G1
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que policiais militares agridem um faxineiro de 21 anos em Ribeirão Preto (SP). As agressões, segundo apuração da reportagem, ocorreram este mês no Jardim Progresso, zona oeste da cidade. A Polícia Militar informou que vai apurar o caso para identificar os agentes envolvidos. No vídeo, é possível ver que, apesar de não oferecer resistência e de estar cercado por quatro agentes, o faxineiro é alvo de chutes e tapas da parte deles. Em seguida, os agentes vão embora. Assista abaixo.
A vítima, Kauan Yuri da Silva, relatou que na madrugada de 7 de dezembro, fazia uma festa com amigos e vizinhos em casa, quando ocorreu uma discussão entre os convidados, mas que logo foi encerrada, sem troca de agressões. Pouco tempo depois, segundo ele, policiais militares passaram pela rua da casa e, durante a abordagem, começaram a agredir o faxineiro.
Relembre: Maioria dos mortos em ações policiais na Bahia são negros, afirma estudo
Senador defende policial que jogou homem da ponte e culpa a imprensa
Polícia baiana lidera ranking de mortes em 2024
Polícia Militar
Em nota, a Polícia Militar informou que a abordagem não condiz com os protocolos da instituição, que abriu uma apuração e analisa as imagens para identificar os agentes envolvidos e tomar as medidas cabíveis.
"A instituição não compactua com desvios de conduta, punindo exemplarmente aqueles que infringem a lei e desobedecem aos protocolos estabelecidos pela pasta. Desde o início do ano passado, mais de 280 policiais foram demitidos e expulsos, enquanto um total de 414 agentes foram presos. Os números refletem o rigor das investigações conduzidas pelas corregedorias das polícias, que atuam de forma estruturada e independente para garantir que nenhuma irregularidade fique impune", comunicou.
Governador Tarcísio de Freitas
Em Franca (SP) na manhã do sábado (14) para reinauguração do Aeroporto Tenente Lund Presotto, o governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que os policiais envolvidos nas agressões ao faxineiro Kauan Yuri da Silva Oliveira foram afastados das funções.
"A gente já afastou imediatamente. Toda vez que tem um desvio de conduta, a gente recolhe os policiais à Corregedoria. Eles foram detidos, estão fora do serviço operacional e vão ser punidos. Eu tenho que separar as coisas. Tem uma polícia que está evitando o crime, protegendo a sociedade. Infelizmente, maus policiais às vezes desviam, têm condutas que não são as que estão nos procedimentos, que não são as toleradas, não são as desejadas. Toda vez que isso acontecer, vamos punir severamente para mostrar para toda a corporação que essa é a conduta que a gente não aceita, que a gente não tolera", disse o governador.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas