Por Hely Beltrão
Ouvintes entraram em contato com a produção do Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade na manhã desta segunda (9), para denunciar uma infestação de ratos no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, na Avenida José Falcão da Silva, bairro Queimadinha em Feira de Santana. Convém lembrar que este animal é um grande transmissor de doenças como Leptospirose, Síndrome pulmonar por hantavírus, Tifo murino, Peste Bubônica, Febre da Mordida do Rato, Meningite Eosinofílica, entre outras.
Em nota enviada ao Conectado News, a Prefeitura de Feira de Santana através da SESP (Secretaria de Serviços Públicos) afirmou que a culpa pela infestação de ratos nas dependências do Parque é da população, que joga lixo em local inapropriado.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) informa que, em relação às denúncias sobre a presença de roedores no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, a principal causa identificada é o descarte irregular de lixo misto nas laterais e margens da lagoa. Esse tipo de descarte tem atraído roedores devido à disponibilidade de resíduos que servem como alimento para esses animais, representando um risco à saúde pública.
A Sesp realiza limpezas rotineiras na área, mas ressalta que o descarte irregular persiste, mesmo com os esforços da Prefeitura. Para combater esse problema, o local será incluído nos 41 pontos de descarte irregular que passarão a ser monitorados por câmeras de segurança 360°, em breve, como parte de uma ação preventiva para coibir práticas inadequadas e preservar os espaços públicos.
A Secretaria reforça o apelo à população para que colabore com a manutenção da limpeza e a preservação do parque, utilizando os locais apropriados para o descarte de lixo.
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 31°
Parcialmente nublado