Segunda, 09 de Dezembro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Cirurgias bariátrica

Prefeito Colbert Martins detalha projeto de cirurgias bariátricas em Feira de Santana

O processo inclui consultas multidisciplinares, exames e uma dieta inicial para avaliar a capacidade da paciente em reduzir peso.

28/11/2024 15h27
Por: Mayara Naylanne

A Prefeitura de Feira de Santana está preparando a realização de cirurgias bariátricas voltadas para mulheres. A triagem das pacientes ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro no Ambulatório de Saúde da Mulher. O prefeito Colbert Martins explicou os critérios técnicos e o processo para a seleção e realização dos procedimentos, que visam beneficiar principalmente pessoas de baixa renda.

Segundo o prefeito, a seleção seguirá critérios rigorosos, começando pelo Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35, avaliado por nutricionistas e enfermeiros. As pacientes precisam ter mais de 18 anos e passar por uma avaliação de saúde mental com psicólogos e psiquiatras. “O centro da fome não está no estômago, mas na cabeça. É fundamental que a paciente tenha equilíbrio mental para evitar o efeito sanfona após a cirurgia”, destacou Colbert.

O processo inclui consultas multidisciplinares, exames e uma dieta inicial para avaliar a capacidade da paciente em reduzir peso. “Também analisamos condições de saúde, como doenças cardíacas, renais ou respiratórias, além do uso de medicamentos contínuos, para determinar se a pessoa é elegível à cirurgia”, explicou o prefeito.

Colbert ressaltou que o município já realiza cirurgias para redução de mamas gigantes há mais de oito anos e que o projeto bariátrico foi inspirado em um serviço similar que funciona em Salvador. “Identificamos uma grande demanda em Feira, especialmente entre mulheres. Vamos contar com a experiência de uma equipe treinada de Salvador, mas com o objetivo de capacitar mais profissionais locais”, afirmou.

As primeiras cirurgias devem acontecer no início de 2025, após a conclusão das etapas de triagem e avaliação. “Todo o processo requer cuidados, como internação, reserva de UTI e equipe médica qualificada. Nossa prioridade é garantir segurança e resultados sustentáveis para as pacientes”, concluiu o prefeito.

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.