O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta segunda-feira (11) que o ciclone-bomba, fenômeno que gera ventos fortes e chuvas intensas, não deve mais se formar na região Sul do Brasil.
Segundo divulgado pelo Metrópoles, o Inmet afirmou que “as condições meteorológicas atuais não indicam a formação de um ciclone-bomba”.
Na semana passada, modelos climáticos indicaram a possibilidade de o fenômeno se desenvolver próximo ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, com potencial de afetar o clima na região Sul do Brasil nesta terça-feira (12).
O ciclone-bomba é caracterizado por uma rápida queda na pressão atmosférica, o que provoca ventos fortes e, em algumas situações, chuvas intensas e ressacas, devido à atuação de uma baixa pressão.
No entanto, novas análises meteorológicas indicam que uma massa de ar de alta pressão está chegando ao Sul do país, impedindo a formação do ciclone.
Por essa razão, o risco de formação do fenômeno, que poderia causar grandes estragos no Sul do Brasil, foi descartado pelo Inmet.
Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Tempo nublado