Por CRF
O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) divulga preocupantes dados sobre a presença de profissionais farmacêuticos nas farmácias do estado, refletindo uma crise que pode comprometer a segurança e a saúde da população.
Atualmente, existem 9.607 farmácias registradas na Bahia, sendo 1.690 na capital, Salvador, e 7.917 no interior. Contudo, o número de estabelecimentos irregulares é alarmante. Um total de 786 farmácias opera sem a presença de farmacêuticos, o que as classifica como irregulares, e outras 80 estão sem registro, sendo consideradas ilegais. Essas estatísticas revelam a gravidade da situação e a necessidade urgente de ações corretivas.
As inspeções realizadas até setembro de 2024 totalizaram 16.289, resultando em 1.487 autos de infração. O CRF-BA tem trabalhado em parceria com diversos órgãos, promovendo ações conjuntas para combater essa realidade. Neste ano, foram realizadas 6 operações com a Vigilância Sanitária, 2 com o Procon e 1 com a Polícia Civil, todas focadas na regularização e fiscalização dos estabelecimentos farmacêuticos.
A identificação de 1.487 estabelecimentos clandestinos ou irregulares até setembro deste ano reforça a necessidade de um esforço conjunto para garantir que a população tenha acesso a serviços farmacêuticos adequados e seguros. O CRF-BA reitera a importância da presença de farmacêuticos nas farmácias, que são essenciais para a orientação ao paciente, a dispensa de medicamentos e a promoção da saúde. O Conselho continua comprometido em fiscalizar e regularizar o setor, garantindo que a assistência farmacêutica de qualidade esteja sempre disponível à população.
Carreta tombou Carreta carregada de soja tomba e causa congestionamento na BR-324
Juventude do PT Juventude do PT de Feira de Santana realiza Congresso Municipal neste sábado (25)
Auxílio Gás Beneficiários com NIS final 4 recebem Auxílio Gás de outubro nesta quinta
Acidente Caminhão carregado de cerveja tomba e carga é saqueada na BR-116
Bahia pela Paz “Vai promover resultados positivos”, diz deputado sobre plano de ação do governo para reduzir letalidade policial
Futricando Casal é flagrado praticando sexo oral no Pelourinho em Salvador 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas