Domingo, 31 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Brasil G20

Presidente da Rússia Vladimir Putin pode ser preso no Brasil; Entenda

Mundo

14/10/2024 13h10 Atualizada há 10 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Sputnik/Alexei Danichev/Kremlin via Reuters
Foto: Sputnik/Alexei Danichev/Kremlin via Reuters

Fonte: G1

O procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, disse ter recebido informações de Inteligência que indicam que o presidente russo, Vladimir Putin, pode participar da cúpula do G20 no Brasil, em novembro, e pediu às autoridades brasileiras que cumpram um mandado internacional de prisão caso ele compareça.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, emitiu um mandado de prisão contra Putin em março de 2023, cerca de um ano após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia. A Corte acusou Putin do crime de guerra de deportação de crianças.

A Rússia nega as alegações de crimes de guerra, e o Kremlin rejeitou o mandado do TPI, considerando-o "nulo e sem efeito".

Nesta segunda-feira (14), ao ser questionado por repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não havia sido tomada uma decisão sobre a participação de Putin na reunião das 20 principais economias do mundo no Brasil.

    "Não [há decisão]. Quando uma decisão for tomada, nós informaremos", declarou Peskov.

O procurador-geral da Ucrânia disse à Reuters em uma entrevista que "é importante que a comunidade internacional permaneça unida e responsabilize Putin".

    "Devido à informação de que Putin pode participar da cúpula do G20 no Brasil, gostaria de reiterar que é uma obrigação das autoridades brasileiras, como Estado-parte do Estatuto de Roma, prendê-lo se ele ousar visitá-lo", disse Andriy Kostin.

"Espero sinceramente que o Brasil o prenda, reafirmando sua condição de democracia e de Estado de Direito. Se isso não for feito, corre-se o risco de se criar um precedente no qual os líderes acusados de crimes podem viajar impunemente", disse Kostin, referindo-se ao tratado que estabeleceu o TPI.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.